SIMULAÇÃO DE NEGOCIAÇÕES INTERNACIONAIS EM COMÉRCIO EXTERIOR COMO ESTRATÉGIA DE APRENDIZAGEM ATIVA

O PROJETO DE EXTENSÃO SIMULARI COMEX NA FORMAÇÃO EM RELAÇÕES INTERNACIONAIS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20873/vol13n2202616

Resumo

Este artigo apresenta o desenvolvimento, os fundamentos teóricos, a metodologia, os resultados e os impactos pedagógicos do projeto de extensão SimulaRI Comex, vinculado à disciplina Prática de Extensão I do curso de Relações Internacionais da Universidade Federal do Tocantins (UFT). A iniciativa consiste na simulação de ambientes de negociações internacionais em comércio exterior como uma estratégia de aprendizagem ativa. Como produto pedagógico central, foi elaborado um Guia Prático de Exportações, que serviu de base teórica e operacional para a condução de uma rodada de negócios internacional simulada (Virtual Business Meeting). Nesse evento, Training Companies atuaram como empresas âncoras compradoras (simulando importadores estrangeiros), enquanto empresas tocantinenses desempenharam o papel de vendedoras (exportadores), contando com o suporte técnico de instituições de apoio ao comércio exterior. Os estudantes extensionistas foram capacitados para organizar e executar a reunião virtual, incluindo a preparação de materiais, convites, regras e orientações aos participantes. Além disso, o projeto envolveu orientação sobre a montagem de pitches empresariais para apresentação durante as negociações, a fim de aprimorar as habilidades de comunicação comercial dos envolvidos. Os resultados indicam que a simulação proporcionou uma aprendizagem vivencial significativa: os alunos relataram maior compreensão dos processos de exportação e desenvolvimento de competências em negociação internacional, enquanto os empresários locais tiveram acesso a conhecimentos e ferramentas de internacionalização. Do ponto de vista pedagógico, o SimulaRI Comex demonstrou o potencial das metodologias ativas e da curricularização da extensão para integrar teoria e prática, promover o protagonismo discente e estreitar laços entre a universidade e o setor produtivo. Conclui-se que a simulação de rodadas de negócios internacionais, apoiada por material didático especializado, configura-se como uma inovação pedagógica capaz de enriquecer a formação em Relações Internacionais e preparar futuros profissionais para os desafios do comércio exterior.

Biografia do Autor

Lucas Dantas Pereira, Universidade Federal do Tocantins

Professor Extensionista do Projeto Prática em Extensão I – Simulações em Relações Internacionais e Comércio Exterior (SimulaRI Comex), do Curso de Relações Internacionais, da Universidade Federal do Tocantins (UFT).

Downloads

Publicado

2026-03-20

Como Citar

de Almeida Freitas Lacerda, J. M., & Dantas Pereira, L. (2026). SIMULAÇÃO DE NEGOCIAÇÕES INTERNACIONAIS EM COMÉRCIO EXTERIOR COMO ESTRATÉGIA DE APRENDIZAGEM ATIVA: O PROJETO DE EXTENSÃO SIMULARI COMEX NA FORMAÇÃO EM RELAÇÕES INTERNACIONAIS. DESAFIOS - Revista Interdisciplinar Da Universidade Federal Do Tocantins, 13(2), 144–165. https://doi.org/10.20873/vol13n2202616

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)