COMPOSIÇÃO COREOGRÁFICA NA ESCOLA: UMA REVISÃO DE LITERATURA
UNA REVISIÓN DE LA LITERATURA
DOI:
https://doi.org/10.20873/pibic_2024_21061Resumo
Os processos de composição coreográfica na Educação Básica são de grande relevância para a formação estética dos estudantes, contudo é um tema pouco abordado nos cursos de formação e capacitação docente. Este artigo objetiva realizar uma revisão bibliográfica – em artigos, dissertações e teses –, que estejam relacionadas às produções em composição coreográfica no contexto escolar. Por meio dos trabalhos estudadas, pretende-se compreender as concepções, métodos e técnicas de composição coreográfica que foram realizados em sala de aula. Metodologicamente, empregou-se a revisão integrativa, com artigos publicados entre 2013 e 2023, a busca dos artigos foram utilizadas por meio das palavras-chave “Composição Coreográfica”, “Coreografia” e “Criação em Dança” duas bases de dados: Scientific Electronic Library Online (SCIELO) e Google Acadêmico; as dissertações e teses foram coletadas com as mesmas palavras-chave em três bases de dados: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), Google Acadêmico e Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações(BDTD). Foram encontrados três artigos, três dissertações e três teses, totalizando nove trabalhos analisados. A pesquisa intencionou compreender as práticas em dança em sala de aula, considerando os desafios significativos de desenvolvimento de ações artístico-pedagógicas, evidenciando como a composição coreográfica está sendo trabalhada nas escolas, contribuindo com os modos de fazer coreográfico dos professores da Educação Básica.
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Copyright (c) 2025 Iasmym Sandes da Silva, Layon Christian Lima de Brito, Diego Ebling do Nascimento

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