COMPOSIÇÃO COREOGRÁFICA NA ESCOLA: UMA REVISÃO DE LITERATURA

UNA REVISIÓN DE LA LITERATURA

Autores

  • Iasmym Sandes da Silva Graduanda em Educação Física na Universidade Federal do Tocantins (UFT), bolsista Pibic/CNPq. https://orcid.org/0009-0003-3570-4219
  • Layon Christian Lima de Brito Graduando em Educação Física na Universidade Federal do Tocantins (UFT), bolsista Pibic/FAPT https://orcid.org/0009-0003-5203-2186
  • Diego Ebling do Nascimento Universidade Federal do Tocantins

DOI:

https://doi.org/10.20873/pibic_2024_21061

Resumo

Os processos de composição coreográfica na Educação Básica são de grande relevância para a formação estética dos estudantes, contudo é um tema pouco abordado nos cursos de formação e capacitação docente. Este artigo objetiva realizar uma revisão bibliográfica – em artigos, dissertações e teses –, que estejam relacionadas às produções em composição coreográfica no contexto escolar. Por meio dos trabalhos estudadas, pretende-se compreender as concepções, métodos e técnicas de composição coreográfica que foram realizados em sala de aula. Metodologicamente, empregou-se a revisão integrativa, com artigos publicados entre 2013 e 2023, a busca dos artigos foram utilizadas por meio das palavras-chave “Composição Coreográfica”, “Coreografia” e “Criação em Dança” duas bases de dados: Scientific Electronic Library Online (SCIELO) e Google Acadêmico; as dissertações e teses foram coletadas com as mesmas palavras-chave em três bases de dados: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), Google Acadêmico e Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações(BDTD). Foram encontrados três artigos, três dissertações e três teses, totalizando nove trabalhos analisados. A pesquisa intencionou compreender as práticas em dança em sala de aula, considerando os desafios significativos de desenvolvimento de ações artístico-pedagógicas, evidenciando como a composição coreográfica está sendo trabalhada nas escolas, contribuindo com os modos de fazer coreográfico dos professores da Educação Básica.

Biografia do Autor

Diego Ebling do Nascimento, Universidade Federal do Tocantins

Doutor em Educação pela Universidade de Santa Cruz do Sul/RS (UNISC). Graduado em Dança: Licenciatura pela Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (UERGS). Licenciado e Mestre em Educação Física pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel).É professor-artista-pesquisador no curso de Licenciatura em Educação Física da Universidade Federal do Tocantins (UFT), onde também atua no Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciência e Saúde (PPGECS) e no Programa de Mestrado Profissional em Educação Física em Rede Nacional (PROEF).  É pesquisador do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Práticas Corporais (NEPPRaC - UFT) onde atua em projetos de ensino, pesquisa e extensão voltados à formação de professores de Educação Física e professores e artistas da Dança. Tem experiência com estudos na área de Arte-Educação com ênfase em Dança e Consciência Corporal.

Downloads

Publicado

2025-04-30

Como Citar

Sandes da Silva, I., Lima de Brito, L. C., & do Nascimento, D. E. (2025). COMPOSIÇÃO COREOGRÁFICA NA ESCOLA: UMA REVISÃO DE LITERATURA: UNA REVISIÓN DE LA LITERATURA. DESAFIOS - Revista Interdisciplinar Da Universidade Federal Do Tocantins, 12(1), 1–21. https://doi.org/10.20873/pibic_2024_21061

Edição

Seção

PIBIC 2023_2024