EFEITOS DAS MUDANÇAS DO CLIMA NO ZONEAMENTO AGROCLIMÁTICO DO Eucalyptus urophylla na REGIÃO DO MATOPIBA, CONSIDERANDO OS MODELOS Eta-MIROC5 e Eta-HadGeM2-ES
DOI:
https://doi.org/10.20873/Agroenergia_2024_v11_n7_4Resumo
A demanda por energias renováveis, incluindo a biomassa florestal, cujos cultivos são dependentes do clima, portanto, torna-se importante a elaboração do zoneamento agroclimático do eucalipto, na região do Matopiba. Este estudo objetivou elaborar o zoneamento agroclimático do Eucalyptus urophylla para o Matopiba, considerando os possíveis efeitos da mudança do clima. Utilizou-se o banco de dados meteorológicos para calcular o balanço hídrico considerando duas CADs, e associando-se às classes de aptidão da espécie e usando-se os resultados dos modelos regionais, Eta-HadGEM2-ES e Eta-MIROC5, e cenários
RCP 4.5 e 8.5 (2041 e 2070). Foram gerados os zoneamentos agroclimáticos para o clima atual e de mudanças do clima. Considerando o clima atual, observou-se que as classes de aptidão ‘apta’ e ‘marginal’, ocorrem em 15% e 33% da região respectivamente, e situadas nas partes sul e centro-oeste. Os resultados dos modelos e cenários, não apresentaram áreas ‘aptas’, e as áreas com classe ‘marginal’ foram insignificantes. Notou-se um aumento significativo das áreas ‘restritas’ e ‘inaptas’, que juntas variam de 95,5% a 100% da área total. Considerando as tecnologias adotadas atualmente e confirmando-se essas projeções, a produção do E. urophylla, poderia ser inviabilizada nesta região.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Rodrigo Barbosa Sellos Lopes , André de Moura Andrade, Erich Collicchio
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License (CC BY-NC 4.0), permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto posterior ao processo editorial.
4. Além disso, o AUTOR é informado e consente com a revista que, portanto, seu artigo pode ser incorporado pela DESAFIOS em bases e sistemas de informação científica existentes (indexadores e bancos de dados atuais) ou a existir no futuro (indexadores e bancos de dados futuros), nas condições definidas por este último em todos os momentos, que envolverá, pelo menos, a possibilidade de que os titulares desses bancos de dados possam executar as seguintes ações sobre o artigo:
a. Reproduzir, transmitir e distribuir o artigo, no todo ou em parte sob qualquer forma ou meio de transmissão eletrônica existente ou desenvolvida no futuro, incluindo a transmissão eletrônica para fins de pesquisa, visualização e impressão;
b. Reproduzir e distribuir, no todo ou em parte, o artigo na impressão.
c. Capacidade de traduzir certas partes do artigo.
d. Extrair figuras, tabelas, ilustrações e outros objetos gráficos e capturar metadados, legendas e artigo relacionado para fins de pesquisa, visualização e impressão.
e. Transmissão, distribuição e reprodução por agentes ou autorizada pelos proprietários de distribuidoras de bases de dados.
f. A preparação de citações bibliográficas, sumários e índices e referências de captura relacionados de partes selecionadas do artigo.
g. Digitalizar e / ou armazenar imagens e texto de artigo eletrônico.