USO DO ANREQUIM COMO OBJETO DIGITAL DE APRENDIZAGEM NO ENSINO DA QUÍMICA

Autores

  • Mêirior Luís Torres Universidade do Estado de Mato Grosso
  • Toni Amorim de Oliveira Universidade do Estado de Mato Grosso https://orcid.org/0000-0003-0250-6147
  • Sumária Sousa e Silva Universidade do Estado de Mato Grosso
  • João Milani Júnior Universidade do Estado de Mato Grosso
  • José Wilson Pires Carvalho Universidade do Estado de Mato Grosso https://orcid.org/0000-0002-5969-5105

DOI:

https://doi.org/10.20873/2025_jul_20472

Resumo

Os assuntos de Química são frequentemente considerados difíceis e complexos de ser aprendida pelos estudantes, assim como, de ser ensinada pelos professores e por vezes atribuídas a abordagem tradicional, de forma que os estudantes que dificulta o estabelecimento de relação com o cotidiano. Considerando e vivenciado a expansão das tecnologias digitais, este estudo teve como objetivo avaliar o AnReQuim, como objeto digital de aprendizagem (ODA), com foco nos aspectos técnicos e pedagógicos, em situação de ensino na disciplina de Química no ensino médio. A pesquisa é qualitativa, e usou o método do experimento de ensino e para produção de dados, foram utilizados questionário, roda de conversa e observações. Os dados foram analisados usando o método indutivo interpretativo. Os resultados expõem que o AnReQuim possui potencialidades para ser usado como ODA, por se mostrar interativo, ter usabilidade, oferecer visualização de fenômenos químicos, proporcionar autonomia de pensamento e motivar a exploração das funções oferecidas, de acordo com as concepções dos estudantes. Portanto, o AnReQuim apresentou potencial para ser usado no ensino, por ser fácil de usar, interativo e atrair a atenção dos estudantes.

Biografia do Autor

Mêirior Luís Torres , Universidade do Estado de Mato Grosso

Graduação em Química. Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática. Universidade do Estado de Mato Grosso.

Toni Amorim de Oliveira, Universidade do Estado de Mato Grosso

Graduação em Tecnologia Em Processamento de Dados e Doutorado em Engenharia Elétrica, Universidade do Estado de Mato Grosso.

Sumária Sousa e Silva, Universidade do Estado de Mato Grosso

Licenciatura Plena em Química, Doutora em Ciências, Universidade do Estado de Mato Grosso

João Milani Júnior, Universidade do Estado de Mato Grosso

Graduação em Ciência da computação, Mestrado em Pós Graduação stricto sensu: em Ensino de Ciências e Matemática, Universidade do Estado de Mato Grosso.

Downloads

Publicado

2025-07-17

Como Citar

Torres , M. L., Oliveira, T. A. de, Silva, S. S. e, Milani Júnior, J., & Carvalho, J. W. P. (2025). USO DO ANREQUIM COMO OBJETO DIGITAL DE APRENDIZAGEM NO ENSINO DA QUÍMICA. DESAFIOS - Revista Interdisciplinar Da Universidade Federal Do Tocantins, 12(4), 1–19. https://doi.org/10.20873/2025_jul_20472

Edição

Seção

Artigos