USO DO ANREQUIM COMO OBJETO DIGITAL DE APRENDIZAGEM NO ENSINO DA QUÍMICA
DOI:
https://doi.org/10.20873/2025_jul_20472Resumo
Os assuntos de Química são frequentemente considerados difíceis e complexos de ser aprendida pelos estudantes, assim como, de ser ensinada pelos professores e por vezes atribuídas a abordagem tradicional, de forma que os estudantes que dificulta o estabelecimento de relação com o cotidiano. Considerando e vivenciado a expansão das tecnologias digitais, este estudo teve como objetivo avaliar o AnReQuim, como objeto digital de aprendizagem (ODA), com foco nos aspectos técnicos e pedagógicos, em situação de ensino na disciplina de Química no ensino médio. A pesquisa é qualitativa, e usou o método do experimento de ensino e para produção de dados, foram utilizados questionário, roda de conversa e observações. Os dados foram analisados usando o método indutivo interpretativo. Os resultados expõem que o AnReQuim possui potencialidades para ser usado como ODA, por se mostrar interativo, ter usabilidade, oferecer visualização de fenômenos químicos, proporcionar autonomia de pensamento e motivar a exploração das funções oferecidas, de acordo com as concepções dos estudantes. Portanto, o AnReQuim apresentou potencial para ser usado no ensino, por ser fácil de usar, interativo e atrair a atenção dos estudantes.
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Copyright (c) 2025 Mêirior Luís Torres , Toni Amorim de Oliveira, Sumária Sousa e Silva, ) João Milani Júnior, José Wilson Pires Carvalho

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