DIAGNÓSTICO SOCIOECONÔMICO DO CULTIVO DE MANDIOCA (MANIHOT ESCULENTA CRANTZ) EM COMUNIDADES RIBEIRINHAS NO MUNICÍPIO DE PORTEL, ARQUIPÉLAGO DO MARAJÓ, ESTADO DO PARÁ
DOI:
https://doi.org/10.20873/2025_jul_20415Resumo
A cultura da mandioca desempenha um papel significativo no aspecto econômico para a agricultura familiar do Estado do Pará, atuando não somente como fonte de renda, mas também como um meio que assegura uma alimentação adequada e de qualidade. Portanto, esta pesquisa teve como objetivo principal diagnosticar, do ponto de vista socioeconômico, as comunidades rurais marajoaras localizadas nas margens do rio Cumarapí (Comunidade Vila Gomes e Comunidade Castanhal), rio Acutipereira (Comunidade Santo Ezequiel) e rio Anapu (Comunidade Santa Luzia), situadas no município de Portel (PA), no intuito de conhecer melhor as condições de vida das famílias e sua relação com o cultivo de mandioca como fonte de alimento e renda. As famílias das comunidades foram caracterizadas por meio de indicadores demográficos (idade, número de pessoas por comunidade, etc.), sociais (abastecimento de água, saneamento básico, energia elétrica, escolaridade, etc.) e econômicos (fontes de renda, renda familiar, benefício social, etc.), os quais foram coletados por intermédio da aplicação de questionários semiestruturados. Constatou-se que as comunidades apresentaram uma baixa qualidade de vida, devido a carência de infraestrutura básica, além de depender, de forma marcante, do agroextrativismo como fonte de subsistência e renda, dando destaque ao cultivo de mandioca nessa região.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Liandra Caroline do Rosário Soares, Ligiana Lourenço de Souza, Werner Damião Morhy Terrazas, Marcelo José Raiol Souza, Altem Nascimento Pontes, Manoel Tavares de Paula

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License (CC BY-NC 4.0), permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto posterior ao processo editorial.
4. Além disso, o AUTOR é informado e consente com a revista que, portanto, seu artigo pode ser incorporado pela DESAFIOS em bases e sistemas de informação científica existentes (indexadores e bancos de dados atuais) ou a existir no futuro (indexadores e bancos de dados futuros), nas condições definidas por este último em todos os momentos, que envolverá, pelo menos, a possibilidade de que os titulares desses bancos de dados possam executar as seguintes ações sobre o artigo:
a. Reproduzir, transmitir e distribuir o artigo, no todo ou em parte sob qualquer forma ou meio de transmissão eletrônica existente ou desenvolvida no futuro, incluindo a transmissão eletrônica para fins de pesquisa, visualização e impressão;
b. Reproduzir e distribuir, no todo ou em parte, o artigo na impressão.
c. Capacidade de traduzir certas partes do artigo.
d. Extrair figuras, tabelas, ilustrações e outros objetos gráficos e capturar metadados, legendas e artigo relacionado para fins de pesquisa, visualização e impressão.
e. Transmissão, distribuição e reprodução por agentes ou autorizada pelos proprietários de distribuidoras de bases de dados.
f. A preparação de citações bibliográficas, sumários e índices e referências de captura relacionados de partes selecionadas do artigo.
g. Digitalizar e / ou armazenar imagens e texto de artigo eletrônico.
