A CIRCULAÇÃO DE PRÁTICAS CULTURAIS ALEMÃS NO BRASIL

PRESCRIÇÕES DIDÁTICO-PEDAGÓGICAS NA REVISTA EDUCAÇÃO FÍSICA (1932-1948)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20873/2025_abr_19391

Resumo

O artigo analisa as prescrições didático-pedagógicas para o ensino da Educação Física, fundamentadas no método alemão de ginástica, em circulação na Revista de Educação Física (1932-1948). Utiliza os pressupostos teórico-metodológicos do paradigma indiciário e da análise crítico-documental. Os resultados sinalizam que os articulistas publicavam prescrições para o ensino dos jogos e da ginástica, em um contexto no qual se buscavam redes de aproximação e colaboração entre Brasil e Alemanha, as quais materializavam-se no impresso pela participação de articulistas brasileiros em cursos de formação naquele País. Os achados acenam para as negociações ocorridas no interior da revista acerca dos métodos que orientaria o ensino da Educação Física nas escolas brasileiras.

Biografia do Autor

Amarílio Ferreira Neto, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Professor Pesquisador Visitante no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio de Janeiro. É Professor Titular aposentado da Universidade Federal do Espírito Santo com atuação na graduação (licenciatura e bacharelado), mestrado e doutorado na área de Educação Física.

Juliana Martins Cassani, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Pós-Doutora, Doutora e Mestre em Educação Física pela Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes). Professora dos Programas de Pós-Graduação em: Educação Física (Mestrado e Doutorado) e Educação (Mestrado e Doutorado) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

Downloads

Publicado

2025-04-26

Como Citar

Oliveira Rodrigues de Carvalho, L., Ferreira Neto, A., & Martins Cassani, J. (2025). A CIRCULAÇÃO DE PRÁTICAS CULTURAIS ALEMÃS NO BRASIL: PRESCRIÇÕES DIDÁTICO-PEDAGÓGICAS NA REVISTA EDUCAÇÃO FÍSICA (1932-1948). DESAFIOS - Revista Interdisciplinar Da Universidade Federal Do Tocantins, 12(3), 1–22. https://doi.org/10.20873/2025_abr_19391

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)