A CIRCULAÇÃO DE PRÁTICAS CULTURAIS ALEMÃS NO BRASIL
PRESCRIÇÕES DIDÁTICO-PEDAGÓGICAS NA REVISTA EDUCAÇÃO FÍSICA (1932-1948)
DOI:
https://doi.org/10.20873/2025_abr_19391Resumo
O artigo analisa as prescrições didático-pedagógicas para o ensino da Educação Física, fundamentadas no método alemão de ginástica, em circulação na Revista de Educação Física (1932-1948). Utiliza os pressupostos teórico-metodológicos do paradigma indiciário e da análise crítico-documental. Os resultados sinalizam que os articulistas publicavam prescrições para o ensino dos jogos e da ginástica, em um contexto no qual se buscavam redes de aproximação e colaboração entre Brasil e Alemanha, as quais materializavam-se no impresso pela participação de articulistas brasileiros em cursos de formação naquele País. Os achados acenam para as negociações ocorridas no interior da revista acerca dos métodos que orientaria o ensino da Educação Física nas escolas brasileiras.
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Copyright (c) 2025 Lucas Oliveira Rodrigues de Carvalho, Amarílio Ferreira Neto, Juliana Martins Cassani

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