QUALIDADE MICROBIOLÓGICA DA CARNE MOÍDA COMERCIALIZADA EM FEIRA MUNICIPAL DE UMA CIDADE DO OESTE BAIANO
DOI:
https://doi.org/10.20873/2025_jul_18875Resumo
A carne bovina moída é um produto de grande relevância no mercado, pela sua praticidade e menor custo. É considerado um alimento favorável à contaminação, pois suas características intrínsecas associadas a um ambiente inadequado contribuem para a proliferação de micro-organismos. Este estudo teve como objetivo averiguar a qualidade microbiológica da carne moída comercializada em uma feira municipal no oeste baiano. Para isso, foram coletadas amostras de carne moída de estabelecimentos distintos, que foram submetidas às análises de mesófilos aeróbios, estafilococos coagulase positiva, enumeração de Escherichia coli e presença de Salmonella. Paralelamente, foram avaliadas as condições higiênico-sanitárias dos locais de comercialização, em que foram observadas as condições de infraestrutura e de manipulação. Nossos dados revelam contagens acima do limite aceitável de pelo menos um micro-organismo na maioria das amostras avaliadas. Além disso, os stands apresentaram condições insatisfatórias em diversos quesitos, pela presença de inconformidades, como moscas e focos de poeira, além da utilização de equipamentos em mau estado de conservação. Estes resultados demonstram a necessidade de adequação da cadeia de produção e comercialização da carne moída, de forma a favorecer uma maior qualidade do produto e reduzir o risco de desenvolvimento de doenças veiculadas por alimentos.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Millena Moreira Matos, Poliana Matos de Jesus, Flávio Santos Lopes, Claudia Vieira Prudencio

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License (CC BY-NC 4.0), permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto posterior ao processo editorial.
4. Além disso, o AUTOR é informado e consente com a revista que, portanto, seu artigo pode ser incorporado pela DESAFIOS em bases e sistemas de informação científica existentes (indexadores e bancos de dados atuais) ou a existir no futuro (indexadores e bancos de dados futuros), nas condições definidas por este último em todos os momentos, que envolverá, pelo menos, a possibilidade de que os titulares desses bancos de dados possam executar as seguintes ações sobre o artigo:
a. Reproduzir, transmitir e distribuir o artigo, no todo ou em parte sob qualquer forma ou meio de transmissão eletrônica existente ou desenvolvida no futuro, incluindo a transmissão eletrônica para fins de pesquisa, visualização e impressão;
b. Reproduzir e distribuir, no todo ou em parte, o artigo na impressão.
c. Capacidade de traduzir certas partes do artigo.
d. Extrair figuras, tabelas, ilustrações e outros objetos gráficos e capturar metadados, legendas e artigo relacionado para fins de pesquisa, visualização e impressão.
e. Transmissão, distribuição e reprodução por agentes ou autorizada pelos proprietários de distribuidoras de bases de dados.
f. A preparação de citações bibliográficas, sumários e índices e referências de captura relacionados de partes selecionadas do artigo.
g. Digitalizar e / ou armazenar imagens e texto de artigo eletrônico.
