AS EXPERIÊNCIAS E POSSIBILIDADES FORMATIVAS NA REALIZAÇÃO DO ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO REMOTO E PRESENCIAL
DOI:
https://doi.org/10.20873/Dossie_Est_Superv__2024_17Resumo
Este relato tem como objetivo relatar as experiências advindas do Estágio Curricular Supervisionado (ECS) no ensino remoto emergencial (ERE) e presencial. Trata-se de um relato de abordagem qualitativa que apresenta em seu desenvolvimento as percepções de um estagiário sobre esses dois momentos, buscando evidenciar dificuldades e possibilidades sobre sua formação docente. Dessa forma, se destaca as experiências no ERE que oportunizaram a compreensão da dinâmica das práticas pedagógicas na medida em que nos deparamos com situações que envolvem o ensino e a aprendizagem, tais como: análise de documentos, criação de videoaula e colcha de retalhos. Já no estágio presencial emergiram particularidades sobre a realidade da escola e sua complexidade, a relação teoria e prática, postura profissional e fazeres docentes. Assim, houve a oportunidade de ir percebendo a própria construção para docência, além de realizar reflexões oportunizadas pelos professores e o contato com os alunos. Por fim, em ambos ECS houve desafios, (re)construções, conquistas que permitiram olhar para as exigências da profissão, superando impressões prévias, destacando aprendizados e fortificando a escolha profissional.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 ROQUE LUIZ BIKEL, PIETRO NICOLAS RODRIGUES MACHADO, Larissa Cerignoni Benites
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License (CC BY-NC 4.0), permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto posterior ao processo editorial.
4. Além disso, o AUTOR é informado e consente com a revista que, portanto, seu artigo pode ser incorporado pela DESAFIOS em bases e sistemas de informação científica existentes (indexadores e bancos de dados atuais) ou a existir no futuro (indexadores e bancos de dados futuros), nas condições definidas por este último em todos os momentos, que envolverá, pelo menos, a possibilidade de que os titulares desses bancos de dados possam executar as seguintes ações sobre o artigo:
a. Reproduzir, transmitir e distribuir o artigo, no todo ou em parte sob qualquer forma ou meio de transmissão eletrônica existente ou desenvolvida no futuro, incluindo a transmissão eletrônica para fins de pesquisa, visualização e impressão;
b. Reproduzir e distribuir, no todo ou em parte, o artigo na impressão.
c. Capacidade de traduzir certas partes do artigo.
d. Extrair figuras, tabelas, ilustrações e outros objetos gráficos e capturar metadados, legendas e artigo relacionado para fins de pesquisa, visualização e impressão.
e. Transmissão, distribuição e reprodução por agentes ou autorizada pelos proprietários de distribuidoras de bases de dados.
f. A preparação de citações bibliográficas, sumários e índices e referências de captura relacionados de partes selecionadas do artigo.
g. Digitalizar e / ou armazenar imagens e texto de artigo eletrônico.