DESENVOLVIMENTO DE UM SISTEMA PARA O MONITORAMENTO DO OXIGÊNIO DISSOLVIDO E DA PRESSÃO EM UM BIORREATOR DE BANCADA

Autores

  • Wagster Carlos Ataide Tavares Universidade Federal do Tocantins
  • Leandra Cristina Crema Cruz Universidade Federal do Tocantinss
  • Pedro Alexandre da Cruz Universidade Federal do Tocantins

DOI:

https://doi.org/10.20873/2024_v3_10

Resumo

O Arduino é uma plataforma aberta e de baixo custo que permite a interação com dispositivos que apresentam diferentes funcionalidades, como sensores, módulos, entre outros. Para o monitoramento de um biorreator de bancada, sensores de oxigênio, pH, pressão, temperatura, entre outros são exemplos de dispositivos que podem ser utilizados em bioprocessos. O microcontrolador Arduino UNO R3 foi utilizado para a criação de um sistema para a obtenção de dados de oxigênio dissolvido e de pressão no biorreator. Foram desenvolvidos um circuito eletrônico e rotinas para a calibração dos sensores, assim como um código de programação que permitisse a obtenção e o armazenamento dos dados provenientes dos sensores. Um esboço foi elaborado pelo Autodesk AutoCAD para desenvolver um aparato experimental para a calibração do sensor transdutor de pressão, que juntamente com um manômetro padrão formarão um único sistema interligados recebendo as mesmas informações de pressão exercida na coluna de líquido. A metodologia empregada para calibração do sensor de oxigênio dissolvido demonstrou ser eficaz. O código de programação desenvolvido para o sensor de pressão será validado a partir de experimentos utilizando o aparato proposto no presente trabalho.

Biografia do Autor

Wagster Carlos Ataide Tavares, Universidade Federal do Tocantins

Possui ensino-medio-segundo-grau pela Escola Estadual Dr. Joaquim Pereira da Costa(2017). Atualmente é graduando do curso de Engenharia de Biorocessos e Biotecnologia  da Universidade Federal do Tocantins.

Leandra Cristina Crema Cruz, Universidade Federal do Tocantinss

Possui graduação (2008) em Engenharia de Alimentos pela União das Faculdades dos Grandes Lagos (UNILAGO) de São José do Rio Preto, S.P., mestrado (2012) e doutorado (2017) em Engenharia de Alimentos, pela Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP) de São José do Rio Preto, S.P.. Dissertação e tese desenvolvidas para o estudo do processo de separação por flotação com ar dissolvido (FAD). Atualmente é Professora Adjunto II da Universidade Federal do Tocantins, Campus de Gurupi, do Curso de Engenharia de Bioprocessos e Biotecnologia. Pesquisas em Processos Industriais em Engenharia Química, Engenharia de Alimentos e Engenharia de Bioprocessos e Biotecnologia, atuando principalmente nos seguintes temas: tecnologia de produtos lácticos, processos de separação industrial, clarificação por flotação com ar dissolvido (FAD), cinética química, análise e processamento digital de imagens. Tem experiência industrial na área de Engenharia de Alimentos, com ênfase em Planejamento, Programação e Controle da Produção (P.P.C.P.).

Downloads

Publicado

2024-04-22

Como Citar

Wagster Carlos Ataide Tavares, Crema Cruz, L. C., & Cruz, P. A. da . (2024). DESENVOLVIMENTO DE UM SISTEMA PARA O MONITORAMENTO DO OXIGÊNIO DISSOLVIDO E DA PRESSÃO EM UM BIORREATOR DE BANCADA . DESAFIOS - Revista Interdisciplinar Da Universidade Federal Do Tocantins, 11(3). https://doi.org/10.20873/2024_v3_10