O USO PEDAGÓGICO DA CANETA 3D
PERCEPÇÕES A PARTIR DE UMA EXPERIÊNCIA FORMATIVA
DOI:
https://doi.org/10.20873/saberesemcirculacao13Resumo
A utilização de ferramentas tecnológicas digitais nos processos de ensino favorecem a aprendizagem dos estudantes principalmente quando adequadamente relacionadas à formas e métodos de interação pedagógica. Assim, objetiva-se neste estudo, discutir as possibilidades do uso pedagógico da caneta 3D no tocante às suas implicações na formação continuada de professores. No bojo teórico são revisitados aspectos referentes ao movimento maker, ao construcionismo e a formação continuada de professores. Metodologicamente, o estudo se desenvolve sob a esteira de um estudo de caso com abordagem qualitativa. São descritos os encontros formativos realizados no curso de extensão “Formação de Agentes de Cultura Digital Maker”, promovido pela Universidade Federal do Ceará, de onde os dados foram coletados por meio de registros no diário de bordo dos formadores, das gravações e dos planos de atividade elaborados por oito professores cursistas. Como resultado, verificou-se a potencialidade e relevância da Caneta 3D para o trabalho pedagógico do professor, particularmente no contexto do ensino de ciências e matemática nos anos iniciais. Destaca-se ainda, na percepção dos cursistas, a necessidade de envolvimento em mais estudos acerca do uso dessa ferramenta, visando fomentar a pesquisa no campo educacional.
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- 2025-12-19 (2)
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