ESTRATÉGIAS DE INTERVENÇÃO DIGITAL EM PROCESSOS DE FILA DE ESPERA INTERESTADUAL, DE CIRURGIAS ELETIVAS, APÓS O RETORNO DE ATENDIMENTO SUSPENSO PELA PANDEMIA COVID-19

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20873/DGGP_2024_11_5

Resumo

Este artigo apresenta uma discussão sobre atualização de informações de quadro clínico atualizado de portadores de doença de Parkinson - DP, em pacientes da fila de espera interestadual, inseridos na Central Nacional de Regulação de Alta Complexidade – CNRAC, do Ministério da Saúde do Brasil, após suspensão de atendimento eletivo pela pandemia COVID-19. O objetivo geral desta pesquisa foi apresentar a organização e a utilidade de aplicação do Formulário de Atualização de Informações do Quadro Clínico dos Pacientes, conjugado com atendimento via Teleconsulta, para proporcionar celeridade à avaliação médica e ao atendimento. O artigo classificou-se quanto à sua natureza, como pesquisa aplicada, possuindo objetivos de caráter descritivos e abordagem qualitativa. Previamente, analisou-se a avaliabilidade da utilização desse Formulário, comparando-o ao mesmo processo de atualização de exames, que já ocorre para acelerar atendimentos. O conceito empreendido identifica-se como de valor público, contemplando benefícios associados ao usuário, ao prestador, ao tomador de decisão. Consequentemente, de redução de risco ao profissional médico. E ainda, de possibilidade dessa ação ser implantada em qualquer processo de gestão de fila de espera.  Os atendimentos eletivos iniciaram-se no mês de julho/2022. Porém, os atendimentos eletivos relativos à DP ainda não foram disponibilizados para a CNRAC, em julho/2023.

Biografia do Autor

Gentil Veloso Barbosa, UFT

Professor do Departamento de Ciência da Computação da Universidade Federal do Tocantins (UFT).

Deusa Maria Arruda Rocha, Ministério da Saúde

Graduação em Formação de Psicologia e Licenciatura em Psicologia,pela Faculdade de Filosofia do Recife (1980). Doutoranda em Modelagem Computacional de Sistemas, pelo Programa de Governança Digital e Transformação Digital da Universidade Federal do Tocantins - UFT. Mestrado em Saúde Pública, pela ENSP/FIOCRUZ/MS, em 2019. Desde 2015 é da Carreira de Tecnologista de Desenvolvimento Tecnológico - Gestão de Políticas Públicas em Saúde, - Pleno II -, desenvolvendo atividades na Coordenação Geral de Regulação e Avaliação - CGRA/DRAC/SAES, do Ministério da Saúde. Analista Técnico, FCPE 102.1. No Departamento de Informática do SUS-DATASUS/SE/MS, realizei atividades de jul/2009 a jul/2014 serviços técnicos especializados de nível superior para atividades de gestão do trabalho, desenvolvimento e qualificação profissional e educação permanente. No período de abril 2004 a dez/2008, também realizei serviços técnicos especializados de nível superior com atribuições em assessorar a Coordenação de Projetos nos assuntos relativos aos processos seletivos simplificados, licitações, orçamento e finanças; elaborar estudos da força de trabalho para implementação do projeto; articular inter e intra-institucional; participar de elaboração do Projeto, bem como da inclusão dos recursos no orçamento da União (LOA); elaborar e analisar relatórios/pareceres administrativos e elaborar documentos de acordo com as normas dos organismos multilaterais. Exercido de 1999 a 31/03/2004 prestação de serviços da SAS/SE pelo Projeto BRA/97/024 pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento - PNUD. Exercido de jan/1984 a mar/1997 no Banco do Brasil S.A. com diversas atribuições nos cargos: Gerente de Atendimento (em substituição), e nomeações de Gerente de Expediente (cargo efetivo) e de Caixa Executivo (cargo efetivo) com atividades de gestão.

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Publicado

2024-12-19

Como Citar

Veloso Barbosa, G., & Arruda Rocha, D. M. (2024). ESTRATÉGIAS DE INTERVENÇÃO DIGITAL EM PROCESSOS DE FILA DE ESPERA INTERESTADUAL, DE CIRURGIAS ELETIVAS, APÓS O RETORNO DE ATENDIMENTO SUSPENSO PELA PANDEMIA COVID-19. DESAFIOS - Revista Interdisciplinar Da Universidade Federal Do Tocantins, 11(8). https://doi.org/10.20873/DGGP_2024_11_5