GOVERNANÇA E GESTÃO ESTRATÉGICA DE PESSOAS: DESAFIOS NO SETOR PÚBLICO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20873/DGGP_2024_11_4

Resumo

A governança pública surgiu com o intuito de oferecer meios para a aplicação de práticas que direcionem a atuação dos gestores públicos. Sua aplicação no âmbito da gestão estratégica de pessoas adquire destaque fundamental, uma vez que as pessoas são o principal ativo das organizações. Dessa forma, este estudo analisou os desafios da governança aplicada à gestão estratégica de pessoas no setor público, sustentado na análise crítica dos autores e sobre como o tema tem sido abordado na literatura científica, tendo como referencial o Decreto 9.203 de 22 de novembro de 2017 e os documentos elaborados pelo Tribunal de Contas da União. Procedeu-se à pesquisa bibliográfica por meio de buscas por artigos científicos no portal de periódicos Spell da Anpad, bem como à pesquisa documental. Os resultados indicaram que há uma escassez de produções científicas que englobam os dois temas, governança pública e gestão estratégica de pessoas, em conjunto. Identificou-se por meio dos artigos analisados, que há um enfoque cada vez maior no aspecto da liderança. Além disso, alguns desafios observados nos estudos analisados foram a ausência de visão sistêmica da gestão estratégica de pessoas e a distância desta quanto ao planejamento estratégico da instituição.

Biografia do Autor

Alana Alves Caminha, Universidade Federal do Tocantins

Administradora na Universidade Federal do Tocantins - UFT (desde maio de 2018). Graduada em Administração pela Universidade Federal do Tocantins (2015) e Especialista em Gestão Estratégica de Pessoas (2018). Participou do Programa Institucional de Monitoria na graduação, na disciplina Organização, Sistemas e Métodos II (2015/2) e de Intercâmbio Linguístico na instituição International House Dublin - Irlanda (2017). Exerceu os cargos de: Coordenadora de Seleção e Desenvolvimento de Pessoas no Instituto Federal do Tocantins (2018), Diretora de Gestão de Pessoas (2018-2021) e Pró-reitora de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas, na UFT (2020). Atualmente ocupa o cargo de Coordenadora de Planejamento e Desempenho de Pessoas na Pró-Reitoria de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas da UFT. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Administração Pública e Gestão de Pessoas no Serviço Público. É mestranda do Programa de Pós-graduação em Administração Pública pela Universidade Federal do Tocantins.

Cleiton Silva Ferreira Milagres, Universidade Federal do Tocantins

Bacharel em Gestão de Cooperativas pela Universidade Federal de Viçosa (UFV) com mestrado em Extensão Rural (UFV) e doutorado em Desenvolvimento Regional pela Universidade Federal do Tocantins (UFT). É professor adjunto III no curso de Administração e professor permanente do Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento Regional (PGDR/UFT), do mestrado profissional em Gestão de Políticas Públicas (GESPOL/UFT) e colaborador no Mestrado Profissional em Administração Pública (PROFIAP). Lidera o Grupo de Pesquisa e Extensão: "Cooperativismo, Extensão Rural e Processos Participativos" e fundador do Núcleo de Estudos Rurais, Desigualdades e Sistemas Socioecológicos (NERUDS). É membro do Comitê Internacional do SIBEP - Seminário Internacional Brasil, Espanha e Portugal. Desenvolve trabalhos e atua com projetos de pesquisa e extensão na área de gestão e negócios no meio rural, mobilização social e estratégias de participação, resiliência comunitária e processos sociais em sistemas socioecológicos.

Downloads

Publicado

2024-12-19

Como Citar

Alves Caminha, A., & Silva Ferreira Milagres, C. (2024). GOVERNANÇA E GESTÃO ESTRATÉGICA DE PESSOAS: DESAFIOS NO SETOR PÚBLICO. DESAFIOS - Revista Interdisciplinar Da Universidade Federal Do Tocantins, 11(8). https://doi.org/10.20873/DGGP_2024_11_4