EXPANDINDO O ESCOPO DA INOVAÇÃO PEDAGÓGICA COM SIMULAÇÕES EM RELAÇÕES INTERNACIONAIS

a extensão universitária na educação básica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20873/piip_17410

Resumo

As Simulações em Organizações Internacionais são uma ferramenta importante para o ensino e aprendizagem ativas em Relações Internacionais. O Projeto de Inovação Pedagógica (PIP) Simulações em Relações Internacionais (SimulaRI), da Universidade Federal do Tocantins (UFT), desenvolveu, em 2022, uma experiência com estudantes do ensino superior da UFT e do Instituto Federal do Tocantins (IFTO), mas também com o ensino médio do IFTO, por meio da sua inserção na disciplina de Geografia no terceiro ano do Ensino Médio do Campus de Porto Nacional. As simulações ocorreram sobre o funcionamento do Conselho Econômico e Social (ECOSOC). Para medição da aplicação da metodologia ativa de ensino e aprendizagem, foram realizados questionários (debriefings) e o acompanhamento dos resultados revelaram o impacto altamente positivo da ferramenta ativa no processo de aprendizagem dos alunos respondentes. Complementarmente, os resultados apontaram que além de uma ferramenta para desenvolver atividade de extensão, que aumenta a divulgação do curso na região, o projeto também serve para fidelizar a comunidade discente ao curso.

Biografia do Autor

Italo Beltrão Sposito , Universidade Federal do Tocantins

Professor do Bacharelado de Relações Internacionais, Universidade Federal do Tocantins, Porto Nacional, TO, Brasil.

Ludimilla Coelho dos Santos, Universidade Federal do Tocantins

Universidade Federal do Tocantins, Mestrado em Letras, Porto Nacional, Tocantins, Brasil.

Ana Sofia Guimarães Menezes, Universidade Federal do Tocantins

Universidade Federal do Tocantins, Bacharelado de Relações Internacionais, Porto Nacional,
Tocantins, Brasil.

Carla Ramos Corado, Universidade Federal do Tocantins

Universidade Federal do Tocantins, Bacharelado de Relações Internacionais, Porto Nacional,
Tocantins, Brasil.

Mayna Gabriella da Costa Kavalerski, Universidade Federal do Tocantins

Universidade Federal do Tocantins, Bacharelado de Relações Internacionais, Porto Nacional,
Tocantins, Brasil.

Sâmia Regina Pereira Rodrigues da Silva, Universidade Federal do Tocantins

Universidade Federal do Tocantins, Bacharelado de Relações Internacionais, Porto Nacional,
Tocantins, Brasil.

Maria de Fátima Nascimento Rodrigues Leite, Universidade Federal do Tocantins

Universidade Federal do Tocantins, Bacharelado de Relações Internacionais, Porto Nacional,
Tocantins, Brasil.

Ramon Pereira Lima, Universidade Federal do Tocantins

Universidade Federal do Tocantins, Bacharelado de Relações Internacionais, Porto Nacional,
Tocantins, Brasil.

Wellyda de Araújo Vieira, Universidade Federal do Tocantins

Universidade Federal do Tocantins, Bacharelado de Relações Internacionais, Porto Nacional,
Tocantins, Brasil.

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Publicado

2024-03-30

Como Citar

de Almeida Freitas Lacerda, J. M., Beltrão Sposito , I., Coelho dos Santos, L., Guimarães Menezes, A. S., Ramos Corado, C., da Costa Kavalerski, M. G., … de Araújo Vieira, W. (2024). EXPANDINDO O ESCOPO DA INOVAÇÃO PEDAGÓGICA COM SIMULAÇÕES EM RELAÇÕES INTERNACIONAIS: a extensão universitária na educação básica. DESAFIOS - Revista Interdisciplinar Da Universidade Federal Do Tocantins, 11(2). https://doi.org/10.20873/piip_17410