EXPANDINDO O ESCOPO DA INOVAÇÃO PEDAGÓGICA COM SIMULAÇÕES EM RELAÇÕES INTERNACIONAIS
a extensão universitária na educação básica
DOI:
https://doi.org/10.20873/piip_17410Resumo
As Simulações em Organizações Internacionais são uma ferramenta importante para o ensino e aprendizagem ativas em Relações Internacionais. O Projeto de Inovação Pedagógica (PIP) Simulações em Relações Internacionais (SimulaRI), da Universidade Federal do Tocantins (UFT), desenvolveu, em 2022, uma experiência com estudantes do ensino superior da UFT e do Instituto Federal do Tocantins (IFTO), mas também com o ensino médio do IFTO, por meio da sua inserção na disciplina de Geografia no terceiro ano do Ensino Médio do Campus de Porto Nacional. As simulações ocorreram sobre o funcionamento do Conselho Econômico e Social (ECOSOC). Para medição da aplicação da metodologia ativa de ensino e aprendizagem, foram realizados questionários (debriefings) e o acompanhamento dos resultados revelaram o impacto altamente positivo da ferramenta ativa no processo de aprendizagem dos alunos respondentes. Complementarmente, os resultados apontaram que além de uma ferramenta para desenvolver atividade de extensão, que aumenta a divulgação do curso na região, o projeto também serve para fidelizar a comunidade discente ao curso.
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Copyright (c) 2024 Jan Marcel de Almeida Freitas Lacerda, Italo Beltrão Sposito , Ludimilla Coelho dos Santos, Ana Sofia Guimarães Menezes, Carla Ramos Corado, Mayna Gabriella da Costa Kavalerski, Sâmia Regina Pereira Rodrigues da Silva, Maria de Fátima Nascimento Rodrigues Leite, Ramon Pereira Lima, Wellyda de Araújo Vieira
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