INTEGRAÇÃO ENSINO E SERVIÇO EM SAÚDE: ARRANJOS ORGANIZACIONAIS DA GESTÃO ESTADUAL DO TOCANTINS ENTRE 2013 E 2020
DOI:
https://doi.org/10.20873/DGGP_2024_11_2Resumo
O horizonte de pesquisa apresentado neste artigo está no detalhamento e compreensão da relação integrada entre ensino e serviço em saúde promovido pela Secretaria de Estado da Saúde (SES-TO). A pesquisa é de caráter descritivo, bibliográfico e documental. Os resultados são apresentados de forma quanti-qualitativa, a partir da coleta de informações de fontes secundárias no recorte temporal de 2013 a 2020. Atualmente, estão em operação 37 instituições de ensino, sendo 13 públicas e 24 privadas. Semestralmente, a média de vagas de estágio se aproxima de 4000, e de residentes são 127 alunos por ano. Dentre os arranjos organizacionais, o Termo de Cooperação Institucional (TCI) que estabelece condições de cooperação mútua entre a SES-TO e as instituições de ensino, se mostra fundamental na gestão e monitoramento das vagas para os estágios supervisionados obrigatórios e residências nas Unidades de Saúde e Setores de Gestão. Como resultado, identificou-se um arranjo organizacional relacionado à integração ensino serviço bem estruturado, o que contribui para o aprimoramento da aprendizagem, no entanto, identificou-se a ausência de participação de usuários do SUS nas decisões dessa política pública, o que acarreta baixa densidade do controle social.
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