CONCEPÇÕES DOS ESTUDANTES DE UM CURSO DE GRADUAÇÃO EM NUTRIÇÃO ACERCA DO PROCESSO SAÚDE-DOENÇA MENTAL
DOI:
https://doi.org/10.20873/2024_jul_16252Resumo
Analisou-se as concepções do processo saúde-doença mental dos acadêmicos do curso de Bacharelado Interdisciplinar em Saúde com terminalidade em Nutrição de uma Universidade Pública no interior baiano, suas repercussões e as medidas de enfrentamento sugeridas no processo. Pesquisa narrativa, com uma abordagem qualitativa, baseada nas narrativas de discentes do Bacharelado Interdisciplinar em Saúde e do Bacharelado em Nutrição de uma universidade pública baiana. Esta pesquisa foi aprovada pelo Comitê de Ética em Pesquisa sob o parecer n° 4.636.663. Participaram 60 discentes dos quais suas narrativas versaram acerca das suas percepções e vivências sob a temática de saúde mental enquanto universitários, e com isso emergiram quatro categorias empíricas. Observou-se que os condicionantes em saúde agravam as manifestações dos transtornos mentais. Isto posto, a compreensão e o enfrentamento dos conceitos e metodologias aplicadas no serviço de saúde mental são fatores importantes visando amenizar estas condições por intermédio de uma terapêutica humanizada e qualificada. Sugere-se uma reformulação e/ou incorporação de um componente em saúde mental nos cursos de Nutrição, visando auxiliar, da melhor forma, a compreensão dos condicionantes em saúde e seus principais potencializadores tanto para os discentes quanto para os usuários dos serviços em que estes atuam.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Helena Moraes Cortes, Paula Hayasi Pinho, Aline Santos Carqueija
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License (CC BY-NC 4.0), permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto posterior ao processo editorial.
4. Além disso, o AUTOR é informado e consente com a revista que, portanto, seu artigo pode ser incorporado pela DESAFIOS em bases e sistemas de informação científica existentes (indexadores e bancos de dados atuais) ou a existir no futuro (indexadores e bancos de dados futuros), nas condições definidas por este último em todos os momentos, que envolverá, pelo menos, a possibilidade de que os titulares desses bancos de dados possam executar as seguintes ações sobre o artigo:
a. Reproduzir, transmitir e distribuir o artigo, no todo ou em parte sob qualquer forma ou meio de transmissão eletrônica existente ou desenvolvida no futuro, incluindo a transmissão eletrônica para fins de pesquisa, visualização e impressão;
b. Reproduzir e distribuir, no todo ou em parte, o artigo na impressão.
c. Capacidade de traduzir certas partes do artigo.
d. Extrair figuras, tabelas, ilustrações e outros objetos gráficos e capturar metadados, legendas e artigo relacionado para fins de pesquisa, visualização e impressão.
e. Transmissão, distribuição e reprodução por agentes ou autorizada pelos proprietários de distribuidoras de bases de dados.
f. A preparação de citações bibliográficas, sumários e índices e referências de captura relacionados de partes selecionadas do artigo.
g. Digitalizar e / ou armazenar imagens e texto de artigo eletrônico.