CONCEPÇÕES DOS ESTUDANTES DE UM CURSO DE GRADUAÇÃO EM NUTRIÇÃO ACERCA DO PROCESSO SAÚDE-DOENÇA MENTAL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20873/2024_jul_16252

Resumo

Analisou-se as concepções do processo saúde-doença mental dos acadêmicos do curso de Bacharelado Interdisciplinar em Saúde com terminalidade em Nutrição de uma Universidade Pública no interior baiano, suas repercussões e as medidas de enfrentamento sugeridas no processo.  Pesquisa narrativa, com uma abordagem qualitativa, baseada nas narrativas de discentes do Bacharelado Interdisciplinar em Saúde e do Bacharelado em Nutrição de uma universidade pública baiana. Esta pesquisa foi aprovada pelo Comitê de Ética em Pesquisa sob o parecer n° 4.636.663. Participaram 60 discentes dos quais suas narrativas versaram acerca das suas percepções e vivências sob a temática de saúde mental enquanto universitários, e com isso emergiram quatro categorias empíricas. Observou-se que os condicionantes em saúde agravam as manifestações dos transtornos mentais. Isto posto, a compreensão e o enfrentamento dos conceitos e metodologias aplicadas no serviço de saúde mental são fatores importantes visando amenizar estas condições por intermédio de uma terapêutica humanizada e qualificada. Sugere-se uma reformulação e/ou incorporação de um componente em saúde mental nos cursos de Nutrição, visando auxiliar, da melhor forma, a compreensão dos condicionantes em saúde e seus principais potencializadores tanto para os discentes quanto para os usuários dos serviços em que estes atuam.

Biografia do Autor

Helena Moraes Cortes, Universidade Federal de Santa Catarina

Enfermeira. Doutora em Ciências EEUSP - Professora no Departamento de Enfermagem da UFSC.

Paula Hayasi Pinho, UNIVERSIDADE FEDERAL DO RECÔNCAVO DA BAHIA

Psicóloga. Doutora em Ciências pela EEUSP. Professora do cursod e Medicina da UFRB.

Aline Santos Carqueija, UNIVERSIDADE FEDERAL DO RECÔNCAVO DA BAHIA

Bacharela em Saúde - UFRB. Graduanda do curso de Nutrição - UFRB

Downloads

Publicado

2024-07-30

Como Citar

Moraes Cortes, H., Hayasi Pinho, P., & Santos Carqueija, A. (2024). CONCEPÇÕES DOS ESTUDANTES DE UM CURSO DE GRADUAÇÃO EM NUTRIÇÃO ACERCA DO PROCESSO SAÚDE-DOENÇA MENTAL . DESAFIOS - Revista Interdisciplinar Da Universidade Federal Do Tocantins, 11(5). https://doi.org/10.20873/2024_jul_16252

Edição

Seção

Artigos