CASOS E DESCASOS COM A SAÚDE MENTAL DE TUTORES DE CÃES EUTANASIADOS
Resumo
Popularmente conhecida como calazar, a leishmaniose visceral (LV) é uma zoonose em que o cão é o principal reservatório urbano. A eutanásia dos cães infectados é uma das medidas estipuladas para o controle da doença. Entretanto, a maneira pela qual essa medida é feita, assim como a falta de assistência posterior a ela, faz com que haja descasos com a saúde mental dos tutores que, de forma abrupta, são obrigados a desfazer o laço afetivo com seu animal de estimação. Este estudo objetivou analisar os casos de tutores que tiveram cães eutanasiados por LV, a fim de conhecer as ações de atenção à saúde mental direcionadas a essas pessoas e verificar se as políticas públicas direcionadas a LV contemplam a saúde pública mental dos tutores. Por meio da pesquisa exploratório-descritiva e abordagem qualitativa, foram realizadas entrevistas semiestruturadas, gravadas, transcritas e, posteriormente, analisadas através da Análise de Conteúdo de Bardin. Os resultados mostraram a vivência de 15 tutores, sendo possível identificar que as políticas públicas de Saúde (PPS) direcionadas a LV terminam na eutanásia e, portanto, não contemplam a saúde mental dos tutores. Espera-se que esse estudo possa desvelar a importância da saúde mental no processo de controle da LV.
Copyright (c) 2022 Fabrícia de Jesus Silva Ferraz, Katyane de Sousa Almeida, Leandro Ferraz, Roberto Farias Chaves Filho

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License (CC BY-NC 4.0), permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto posterior ao processo editorial.
4. Além disso, o AUTOR é informado e consente com a revista que, portanto, seu artigo pode ser incorporado pela DESAFIOS em bases e sistemas de informação científica existentes (indexadores e bancos de dados atuais) ou a existir no futuro (indexadores e bancos de dados futuros), nas condições definidas por este último em todos os momentos, que envolverá, pelo menos, a possibilidade de que os titulares desses bancos de dados possam executar as seguintes ações sobre o artigo:
a. Reproduzir, transmitir e distribuir o artigo, no todo ou em parte sob qualquer forma ou meio de transmissão eletrônica existente ou desenvolvida no futuro, incluindo a transmissão eletrônica para fins de pesquisa, visualização e impressão;
b. Reproduzir e distribuir, no todo ou em parte, o artigo na impressão.
c. Capacidade de traduzir certas partes do artigo.
d. Extrair figuras, tabelas, ilustrações e outros objetos gráficos e capturar metadados, legendas e artigo relacionado para fins de pesquisa, visualização e impressão.
e. Transmissão, distribuição e reprodução por agentes ou autorizada pelos proprietários de distribuidoras de bases de dados.
f. A preparação de citações bibliográficas, sumários e índices e referências de captura relacionados de partes selecionadas do artigo.
g. Digitalizar e / ou armazenar imagens e texto de artigo eletrônico.