POTENCIAL DE COMERCIALIZAÇÃO DE DOCE CREMOSO À BASE DE PALMA FORRAGEIRA ENRIQUECIDO COM CHIA
DOI:
https://doi.org/10.20873/2025_out_17692Resumo
A palma forrageira é mais nutritiva do que outros alimentos, porém, ainda existe um pré-julgamento em relação a sua utilidade na alimentação humana. Os doces são produtos amplamente consumidos e aceitos pelo público em geral, e o conhecimento prévio do perfil do consumidor é uma questão importante antes do desenvolvimento e inclusão de um novo produto no mercado alimentício. Portanto, objetivou-se com esta pesquisa, avaliar o potencial de comercialização de doce cremoso à base de palma forrageira enriquecido com sementes de chia. Um questionário (Google Forms) foi elaborado com 28 questões sobre o perfil e preferências dos possíveis consumidores, o qual ficou disponível on-line nas redes sociais durante 8 dias, obtendo 371 respostas. A maioria dos entrevistados (89,2 %), responderam que não conhecem os benefícios nutricionais da palma forrageira e mais de 50% talvez consumiriam o produto. 96,50% dos participantes desta pesquisa, consideram o produto inovador. O desenvolvimento e possível inserção do doce cremoso à base de palma forrageira enriquecido com sementes de chia no mercado, seria bem aceito por parte dos consumidores.
Downloads
Publicado
Versões
- 2025-12-03 (2)
- 2025-10-20 (1)
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Maria Eduarda Pinheiro Dias, Marlon Chaves Vieira, Rerisson do Nascimento Alves, Gleison Silva Oliveira, Thamirys Lorranne Santos Lima

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License (CC BY-NC 4.0), permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto posterior ao processo editorial.
4. Além disso, o AUTOR é informado e consente com a revista que, portanto, seu artigo pode ser incorporado pela DESAFIOS em bases e sistemas de informação científica existentes (indexadores e bancos de dados atuais) ou a existir no futuro (indexadores e bancos de dados futuros), nas condições definidas por este último em todos os momentos, que envolverá, pelo menos, a possibilidade de que os titulares desses bancos de dados possam executar as seguintes ações sobre o artigo:
a. Reproduzir, transmitir e distribuir o artigo, no todo ou em parte sob qualquer forma ou meio de transmissão eletrônica existente ou desenvolvida no futuro, incluindo a transmissão eletrônica para fins de pesquisa, visualização e impressão;
b. Reproduzir e distribuir, no todo ou em parte, o artigo na impressão.
c. Capacidade de traduzir certas partes do artigo.
d. Extrair figuras, tabelas, ilustrações e outros objetos gráficos e capturar metadados, legendas e artigo relacionado para fins de pesquisa, visualização e impressão.
e. Transmissão, distribuição e reprodução por agentes ou autorizada pelos proprietários de distribuidoras de bases de dados.
f. A preparação de citações bibliográficas, sumários e índices e referências de captura relacionados de partes selecionadas do artigo.
g. Digitalizar e / ou armazenar imagens e texto de artigo eletrônico.
