A TRAGÉDIA DA PANDEMIA DA COVID-19 PRESENTE NOS RELATÓRIOS DOS RESIDENTES

Autores

  • Paulo Sérgio Gomes Soares UFT
  • Ítalo Ranieri Gonçalves Costa Universidade Federal do Tocantins/Graduando https://orcid.org/0000-0002-4902-413X
  • Elisângela Oliveira Dantas Universidade Federal do Tocantins/Professor https://orcid.org/0000-0002-4057-4039
  • Tayana Mota Veloso Universidade Federal do Tocantins/Professor
  • Vinícius Barreto e Melo Universidade Federal do Tocantins/Graduando

DOI:

https://doi.org/10.20873/RP2023_5

Resumo

Na edição do PRP 2020-2022 a comunidade escolar teve de se adaptar ao Ensino Remoto Emergencial e aprender com o “novo normal”. Na prática docente, os professores experimentaram metodologias alternativas com o uso das tecnologias e plataformas virtuais para atender às exigências impostas pela pandemia da Covid-19. A atuação dos residentes foi realizada no Colégio Estadual Girassol de Tempo Integral Rachel de Queiroz, no município de Palmas-TO, em meio à apreensão e a tristeza diante da tragédia da pandemia da Covid-19, sendo registrada nos relatórios mensais, parcial e final, como documentos que tanto mostram o processo de formação, quanto retratam diferentes aspectos da saúde mental dos residentes. Vimos a necessidade de refletir sobre essa realidade no presente artigo, como forma de resguardar o momento histórico de incertezas e limitações no campo educacional. A Pesquisa Participante forneceu as bases para a observação participante e coleta de dados que compõem o cenário descritivo, abordando as dificuldades enfrentadas no processo de ensino e aprendizagem virtual e o contexto da necropolítica no combate à pandemia, como fatores que refletiram diretamente na saúde mental dos residentes e provocaram limitações na formação de professores para o Ensino de Filosofia.

Biografia do Autor

Ítalo Ranieri Gonçalves Costa, Universidade Federal do Tocantins/Graduando

Graduando em Filosofia, Universidade Federal do Tocantins. Lattes: http://lattes.cnpq.br/3116620535272218 ORCID: https://orcid.org/0000-0002-4902-413X E-mail: italogonalves@outlook.com

Elisângela Oliveira Dantas, Universidade Federal do Tocantins/Professor

Graduada em Filosofia (UFT/2022), Universidade Federal do Tocantins. Lattes: http://lattes.cnpq.br/0675680772180766 ORCID: https://orcid.org/0000-0002-4057-4039   E-mail: elisangela.cinema@gmail.com  

Tayana Mota Veloso, Universidade Federal do Tocantins/Professor

Graduanda em Filosofia, Universidade Federal do Tocantins. Lattes: http://lattes.cnpq.br/9777726019777389 ORCID: https://orcid.org/0000-0001-6812-9482 E-mail: tayanamota97@gmail.com

Vinícius Barreto e Melo, Universidade Federal do Tocantins/Graduando

Graduando em Filosofia, Universidade Federal do Tocantins. Lattes:  http://lattes.cnpq.br/7275915573747898 ORCID: https://orcid.org/0000-0002-8126-9591 E-mail: vbmelo26@gmail.com

Downloads

Publicado

2023-08-31

Como Citar

Soares, P. S. G., Ranieri Gonçalves Costa, Ítalo, Oliveira Dantas, E., Mota Veloso, T., & Barreto e Melo, V. (2023). A TRAGÉDIA DA PANDEMIA DA COVID-19 PRESENTE NOS RELATÓRIOS DOS RESIDENTES . DESAFIOS - Revista Interdisciplinar Da Universidade Federal Do Tocantins, 10(Especial 3). https://doi.org/10.20873/RP2023_5