A INFLUÊNCIA DA ARBORIZAÇÃO URBANA NO DESEMPENHO AMBIENTAL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20873/uftv9DAU-14048

Resumo

As áreas vegetadas se caracterizam como atenuadoras do conforto ambiental nos centros urbanos, proporcionando ambientes para lazer e descanso, contribuindo para a estabilidade emocional e o conforto psicológico dos habitantes, e promovendo serviços ambientais, como a redução da erosão, economia de energia com o sombreamento, controle da poluição sonora e atmosférica, retenção da água no solo, aumento da umidade relativa do ar e canalização ou obstrução dos ventos. O intuito do trabalho é avaliar o desempenho ambiental da praça da quadra ARSO 23, buscando compreender as relações entre vegetação e desempenho térmico e aprimorar o uso do software Envi-met para simulações de conforto ambiental no contexto do bioma Cerrado. Objetiva-se a utilização da ferramenta para o planejamento urbano, no contexto de implantação de áreas vegetadas. A pesquisa transcorreu com análises bibliográficas e testes de simulação no software, de três cenários distintos: sem arborização, com a vegetação atual, e com um acréscimo de 20% de cobertura vegetal em relação à situação atual, de acordo com critérios preestabelecidos de posicionamento das novas árvores. Como resultado das análises conclui-se que o acréscimo da arborização uniformizou as manchas de calor na área, demonstrando como o efeito da arborização se prolonga para as áreas próximas.

Biografia do Autor

Mariela Cristina Ayres de Oliveira, UFT

Possui graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (2000), mestrado em Engenharia Civil pela Universidade Estadual de Campinas (2003) e doutorado em Engenharia Civil pela Universidade Estadual de Campinas (2009). Professora Adjunto da Fundação Universidade Federal do Tocantins. Tem experiência na área de Arquitetura e Urbanismo, com ênfase em Conforto Ambiental e Ventilação. Membro do Núcleo NEUCIDADES, coordena a linha de pesquisa Cidade, Cultura e Meio Ambiente, com enfase em patrimônio e turismo.

Thais Melz , UFT

Graduanda em Arquitetura e Urbanismo na Universidade Federal do Tocantins (UFT), atuou pesquisando o patrimônio arquitetônico de Palmas - TO no período de 2017 - 2018 e desenvolveu pesquisas na área de conforto ambiental no período de 2019 - 2021. Atualmente é bolsista de planejamento urbano, auxiliando no desenvolvimento do Plano Diretor de Redenção - PA através do Instituto de Atenção às Cidades (IAC) e estagiária do Ministério Público no estado do Tocantins.

Downloads

Publicado

2022-12-21

Como Citar

DE OLIVEIRA, M. C. A., & Melz , T. (2022). A INFLUÊNCIA DA ARBORIZAÇÃO URBANA NO DESEMPENHO AMBIENTAL: . DESAFIOS - Revista Interdisciplinar Da Universidade Federal Do Tocantins, 9(Especial). https://doi.org/10.20873/uftv9DAU-14048