A INFLUÊNCIA DA ARBORIZAÇÃO URBANA NO DESEMPENHO AMBIENTAL
DOI:
https://doi.org/10.20873/uftv9DAU-14048Resumo
As áreas vegetadas se caracterizam como atenuadoras do conforto ambiental nos centros urbanos, proporcionando ambientes para lazer e descanso, contribuindo para a estabilidade emocional e o conforto psicológico dos habitantes, e promovendo serviços ambientais, como a redução da erosão, economia de energia com o sombreamento, controle da poluição sonora e atmosférica, retenção da água no solo, aumento da umidade relativa do ar e canalização ou obstrução dos ventos. O intuito do trabalho é avaliar o desempenho ambiental da praça da quadra ARSO 23, buscando compreender as relações entre vegetação e desempenho térmico e aprimorar o uso do software Envi-met para simulações de conforto ambiental no contexto do bioma Cerrado. Objetiva-se a utilização da ferramenta para o planejamento urbano, no contexto de implantação de áreas vegetadas. A pesquisa transcorreu com análises bibliográficas e testes de simulação no software, de três cenários distintos: sem arborização, com a vegetação atual, e com um acréscimo de 20% de cobertura vegetal em relação à situação atual, de acordo com critérios preestabelecidos de posicionamento das novas árvores. Como resultado das análises conclui-se que o acréscimo da arborização uniformizou as manchas de calor na área, demonstrando como o efeito da arborização se prolonga para as áreas próximas.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Mariela Cristina Ayres de Oliveira, Thais Melz
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License (CC BY-NC 4.0), permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto posterior ao processo editorial.
4. Além disso, o AUTOR é informado e consente com a revista que, portanto, seu artigo pode ser incorporado pela DESAFIOS em bases e sistemas de informação científica existentes (indexadores e bancos de dados atuais) ou a existir no futuro (indexadores e bancos de dados futuros), nas condições definidas por este último em todos os momentos, que envolverá, pelo menos, a possibilidade de que os titulares desses bancos de dados possam executar as seguintes ações sobre o artigo:
a. Reproduzir, transmitir e distribuir o artigo, no todo ou em parte sob qualquer forma ou meio de transmissão eletrônica existente ou desenvolvida no futuro, incluindo a transmissão eletrônica para fins de pesquisa, visualização e impressão;
b. Reproduzir e distribuir, no todo ou em parte, o artigo na impressão.
c. Capacidade de traduzir certas partes do artigo.
d. Extrair figuras, tabelas, ilustrações e outros objetos gráficos e capturar metadados, legendas e artigo relacionado para fins de pesquisa, visualização e impressão.
e. Transmissão, distribuição e reprodução por agentes ou autorizada pelos proprietários de distribuidoras de bases de dados.
f. A preparação de citações bibliográficas, sumários e índices e referências de captura relacionados de partes selecionadas do artigo.
g. Digitalizar e / ou armazenar imagens e texto de artigo eletrônico.