MÉTODO SALA DE AULA INVERTIDA: LIMITAÇÕES E POSSIBILIDADES NO ENSINO SUPERIOR

Autores

  • ELAINY CRISTINA ALVES MARTINS OLIVEIRA UFT
  • LAINA PIRES ROSA https://orcid.org/0000-0002-2168-6860
  • DANIELLY LOPES DE OLIVEIRA
  • BIANCA BATISTA DE ANDRADE
  • DOUGLAS MARTINS DE OLIVEIRA BESSA
  • MARCELA OLVEIRA FERREIRA
  • GABRIEL NASCIMENTO CIRIBELLI https://orcid.org/0009-0004-7794-0831
  • TALESSA RODRIGUES SOUSA
  • NICOLAS NASCIMENTO CIRIBELLI

DOI:

https://doi.org/10.20873/uftv1n123-13908

Resumo

As metodologias ativas de aprendizagem são essenciais, colocando o aluno como protagonista do seu próprio aprendizado. Dentre essas metodologias, temos a Sala de Aula Invertida (SAI), do inglês Flipped Classroom, que pode possibilitar que o aprendiz seja um participante ativo e não mais, simplesmente, um receptor de informações. Com isso, este artigo tem por objetivo apresentar e discutir um Projeto de Inovação Pedagógica (PIP) desenvolvido em uma instituição de ensino superior (IES), analisando a percepção dos monitores, professores e alunos, segundo a experiência com a metodologia SAI. Verificamos que existem desafios quanto a implantação das metodologias ativas entre os professores, mas que ainda assim muitos professores tem interesse em aprender um pouco mais sobre o tema. Na perspectiva dos alunos e monitores envolvidos, estes foram unanimes em afirmar que as atividades do projeto trouxeram benefícios aos envolvidos. Diante das respostas aos questionários percebemos que o programa atendeu ao que foi proposto, e que os alunos se sentiram satisfeitos com o projeto, o que ressalta a importância de dar continuidade a trabalhos com esse tipo de abordagem.

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Publicado

2023-02-28

Como Citar

ALVES MARTINS OLIVEIRA, E. C., PIRES ROSA, L. ., LOPES DE OLIVEIRA, D. ., BATISTA DE ANDRADE, B. ., MARTINS DE OLIVEIRA BESSA , D. ., OLVEIRA FERREIRA , M. ., … NASCIMENTO CIRIBELLI, N. . (2023). MÉTODO SALA DE AULA INVERTIDA: LIMITAÇÕES E POSSIBILIDADES NO ENSINO SUPERIOR. DESAFIOS - Revista Interdisciplinar Da Universidade Federal Do Tocantins, 10(1). https://doi.org/10.20873/uftv1n123-13908

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