A IMPORTÂNCIA DAS OLIMPÍADAS DE MATEMÁTICA PARA O ENSINO MÉDIO NO CONTEXTO DA COMPREENSÃO DE CONTEÚDOS
DOI:
https://doi.org/10.20873/uftsupl2022-12807Resumo
A Matemática é vista por muitos como uma disciplina de difícil compreensão, mas quando são aplicados projetos no ensino desta haverá uma maior interação dos discentes em sala de aula fazendo com que o processo de ensino-aprendizagem seja mais significativo. Deste modo, buscamos mostrar no presente trabalho que projetos de extensão contribuem de forma significativa para o ensino da Matemática, um exemplo que temos são as olimpíadas de Matemática que agregam importância para a aprendizagem dos conceitos matemáticos, uma vez que são feitos para estimular os estudos na área, além de buscar identificar talentos. Dessa forma, temos como foco principal a Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) e seus reflexos para a educação brasileira, assim buscamos mostrar por meio de uma pesquisa bibliográfica sua relevância para os alunos que participam e são classificados e a importância para o ensino médio no contexto da compreensão de conteúdos.
Palavras-chave: Matemática, Olimpíadas, OBMEP.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License (CC BY-NC 4.0), permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto posterior ao processo editorial.
4. Além disso, o AUTOR é informado e consente com a revista que, portanto, seu artigo pode ser incorporado pela DESAFIOS em bases e sistemas de informação científica existentes (indexadores e bancos de dados atuais) ou a existir no futuro (indexadores e bancos de dados futuros), nas condições definidas por este último em todos os momentos, que envolverá, pelo menos, a possibilidade de que os titulares desses bancos de dados possam executar as seguintes ações sobre o artigo:
a. Reproduzir, transmitir e distribuir o artigo, no todo ou em parte sob qualquer forma ou meio de transmissão eletrônica existente ou desenvolvida no futuro, incluindo a transmissão eletrônica para fins de pesquisa, visualização e impressão;
b. Reproduzir e distribuir, no todo ou em parte, o artigo na impressão.
c. Capacidade de traduzir certas partes do artigo.
d. Extrair figuras, tabelas, ilustrações e outros objetos gráficos e capturar metadados, legendas e artigo relacionado para fins de pesquisa, visualização e impressão.
e. Transmissão, distribuição e reprodução por agentes ou autorizada pelos proprietários de distribuidoras de bases de dados.
f. A preparação de citações bibliográficas, sumários e índices e referências de captura relacionados de partes selecionadas do artigo.
g. Digitalizar e / ou armazenar imagens e texto de artigo eletrônico.