A IMPORTÂNCIA DAS OLIMPÍADAS DE MATEMÁTICA PARA O ENSINO MÉDIO NO CONTEXTO DA COMPREENSÃO DE CONTEÚDOS

Autores

  • Vanúbya Batista da Silva Universidade Federal do Tocantins
  • Glêndara Aparecida de Sousa Martins Universidade Federal do Tocantins
  • Paulo Cléber M. Teixeira Universidade Federal do Tocantins
  • Warley Gramacho da Silva Universidade Federal do Tocantins

DOI:

https://doi.org/10.20873/uftsupl2022-12807

Resumo

A Matemática é vista por muitos como uma disciplina de difícil compreensão, mas quando são aplicados projetos no ensino desta haverá uma maior interação dos discentes em sala de aula fazendo com que o processo de ensino-aprendizagem seja mais significativo. Deste modo, buscamos mostrar no presente trabalho que projetos de extensão contribuem de forma significativa para o ensino da Matemática, um exemplo que temos são as olimpíadas de Matemática que agregam importância para a aprendizagem dos conceitos matemáticos, uma vez que são feitos para estimular os estudos na área, além de buscar identificar talentos. Dessa forma, temos como foco principal a Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) e seus reflexos para a educação brasileira, assim buscamos mostrar por meio de uma pesquisa bibliográfica sua relevância para os alunos que participam e são classificados e a importância para o ensino médio no contexto da compreensão de conteúdos.

Palavras-chave: Matemática, Olimpíadas, OBMEP.

Downloads

Publicado

2022-04-22

Como Citar

Batista da Silva, V., Martins, G. A. de S. ., Teixeira, P. C. M. ., & Silva, W. G. da . (2022). A IMPORTÂNCIA DAS OLIMPÍADAS DE MATEMÁTICA PARA O ENSINO MÉDIO NO CONTEXTO DA COMPREENSÃO DE CONTEÚDOS. DESAFIOS - Revista Interdisciplinar Da Universidade Federal Do Tocantins, 9(Especial), 59–70. https://doi.org/10.20873/uftsupl2022-12807

Edição

Seção

Artigos