POLÍTICAS PÚBLICAS E NORMAS JURÍDICAS APLICÁVEIS AO DIREITO À ALIMENTAÇÃO AGROECOLÓGICA NA CIDADE DE DOURADOS/MS
DOI:
https://doi.org/10.20873/uftv1n123-12765%20Resumo
O direito à alimentação adequada é um direito humano básico cuja realização é imprescindível para o direito à vida. Teve origem na Declaração Universal dos Direitos Humanos, sendo dever do Estado garantir as condições para sua efetivação através de políticas públicas que garantam o acesso a uma alimentação suficiente e saudável levando em consideração a proteção ambiental. Em 2003, o Governo Federal passou a assumir os compromissos mais efetivos com a segurança alimentar e nutricional, através da construção da agenda da Segurança Alimentar e Nutricional. O objetivo deste trabalho foi identificar a cartografia das políticas públicas aplicáveis ao direito à alimentação agroecológica no município de Dourados/MS, compreendendo as atividades da Política Nacional de Segurança Alimentar. A metodologia utilizada foi a pesquisa bibliográfica; a análise de dados quantitativos e qualitativos e a realização de entrevistas abertas e semiestruturadas. As entrevistas foram realizadas em Mato Grosso do Sul com: a presidente do Conselho Municipal e de Segurança Alimentar e Nutricional de Dourados/MS; a ex-secretária do COMSEA-Dourados; a secretária executiva da Câmara Intersetorial de Segurança Alimentar e Nutricional; uma pesquisadora em Saúde Pública da Fundação Oswaldo Cruz e um produtor agroecológico da Associação de Produtores Orgânicos.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Verônica Maria Bezerra Guimarães, Franciele Roberto Caramit Baltha
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License (CC BY-NC 4.0), permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto posterior ao processo editorial.
4. Além disso, o AUTOR é informado e consente com a revista que, portanto, seu artigo pode ser incorporado pela DESAFIOS em bases e sistemas de informação científica existentes (indexadores e bancos de dados atuais) ou a existir no futuro (indexadores e bancos de dados futuros), nas condições definidas por este último em todos os momentos, que envolverá, pelo menos, a possibilidade de que os titulares desses bancos de dados possam executar as seguintes ações sobre o artigo:
a. Reproduzir, transmitir e distribuir o artigo, no todo ou em parte sob qualquer forma ou meio de transmissão eletrônica existente ou desenvolvida no futuro, incluindo a transmissão eletrônica para fins de pesquisa, visualização e impressão;
b. Reproduzir e distribuir, no todo ou em parte, o artigo na impressão.
c. Capacidade de traduzir certas partes do artigo.
d. Extrair figuras, tabelas, ilustrações e outros objetos gráficos e capturar metadados, legendas e artigo relacionado para fins de pesquisa, visualização e impressão.
e. Transmissão, distribuição e reprodução por agentes ou autorizada pelos proprietários de distribuidoras de bases de dados.
f. A preparação de citações bibliográficas, sumários e índices e referências de captura relacionados de partes selecionadas do artigo.
g. Digitalizar e / ou armazenar imagens e texto de artigo eletrônico.