MULHERES EGRESSAS DO SISTEMA PRISIONAL E O MERCADO DE TRABALHO: UMA ANÁLISE DOS PILARES FUNDAMENTAIS DOS PROJETOS
DOI:
https://doi.org/10.20873/DEZ_23_14Resumo
Nos últimos anos nota-se um significativo aumento na população carcerária feminina. No último levantamento realizado em 2019 os números encontrados são alarmantes, com crescimento de seis vezes comparado ao ano de 2000. Nos dias atuais, a execução da pena não tem apenas o objetivo do encarceramento, mas também de reintegração à sociedade. Conforme a Lei de Execução Penal é dever do Estado prevenir o crime e orientar o retorno à convivência em sociedade, sendo essa assistência estendida também ao egresso. Este estudo teve como objetivo refletir sobre os pilares de ressocialização que auxiliam as mulheres egressas do sistema penitenciário retornar ou entrar ao mercado de trabalho. Como procedimento metodológico foi utilizada pesquisa bibliográfica de cunho exploratória e qualitativa. A análise foi fundamentada em artigos coletados no site de periódicos da CAPES, além de dados do Departamento Penitenciário (DEPEN); e Projetos o Projeto Regresso, Projeto Alvorada, Instituto Responsa, Programa Começar de Novo e o Gerando Falcoes. Os resultados demonstraram que a ausência de políticas públicas, o despreparo profissional e o preconceito são as maiores barreiras da ressocialização de egressas. Assim é de extrema importância a criação e gestão de mecanismos para gerar oportunidade, pois o trabalho é condição importante para que elas possam sustentar a si e sua família, diminuindo a reincidência criminal e possibilitando cidadania de fato.
Palavras-chave: Sistema Prisional. Mulheres. Mercado de Trabalho. Políticas Públicas.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 VERA LUCIA OLIVEIRA DO AMARAL, Maria Rita Taques Michalski, DANIEL TEOTONIO DO NASCIMENTO
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License (CC BY-NC 4.0), permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto posterior ao processo editorial.
4. Além disso, o AUTOR é informado e consente com a revista que, portanto, seu artigo pode ser incorporado pela DESAFIOS em bases e sistemas de informação científica existentes (indexadores e bancos de dados atuais) ou a existir no futuro (indexadores e bancos de dados futuros), nas condições definidas por este último em todos os momentos, que envolverá, pelo menos, a possibilidade de que os titulares desses bancos de dados possam executar as seguintes ações sobre o artigo:
a. Reproduzir, transmitir e distribuir o artigo, no todo ou em parte sob qualquer forma ou meio de transmissão eletrônica existente ou desenvolvida no futuro, incluindo a transmissão eletrônica para fins de pesquisa, visualização e impressão;
b. Reproduzir e distribuir, no todo ou em parte, o artigo na impressão.
c. Capacidade de traduzir certas partes do artigo.
d. Extrair figuras, tabelas, ilustrações e outros objetos gráficos e capturar metadados, legendas e artigo relacionado para fins de pesquisa, visualização e impressão.
e. Transmissão, distribuição e reprodução por agentes ou autorizada pelos proprietários de distribuidoras de bases de dados.
f. A preparação de citações bibliográficas, sumários e índices e referências de captura relacionados de partes selecionadas do artigo.
g. Digitalizar e / ou armazenar imagens e texto de artigo eletrônico.