CONSUMO DE EDULCORANTES ARTIFICIAIS POR GESTANTES E NUTRIZES DO TOCANTINS

Autores

  • Priscila de Souza Barros
  • Tatiana Vieira Ferreira
  • Renata Junqueira Pereira Universidade Federal do Tocantins

DOI:

https://doi.org/10.20873/uftsupl2021-12504

Resumo

O cenário atual da alimentação humana indica um aumento crescente do consumo de produtos industrializados e ultraprocessados, bem como produtos artificialmente adoçados que, inicialmente formulados para suprir às necessidades da população diabética, hoje atendem a tendência da população em reduzir e controlar o consumo de calorias. Apesar de consideradas seguras pelas autoridades de saúde, são contraindicadas na gestação e lactação. Com o objetivo de conhecer a utilização e quantificar o consumo diário total de edulcorantes artificiais por gestantes e lactantes, foi realizada a coleta de dados sobre o consumo alimentar, avaliando quais produtos continham edulcorantes em sua composição e seus, respectivos teores diante do consumo diário individual e análise com a ingestão diária aceitável (IDA). Dos 161 recordatórios coletados, 89 eram gestantes e 72 nutrizes, sendo possível quantificar o consumo de edulcorantes por 9 das gestantes e 15 das nutrizes. Não foi encontrado consumo acima da ingestão diária aceitável para nenhuma das participantes. Em face do exposto, ressalta-se a importância do acompanhamento nutricional com orientações e recomendações conscientes. 

Biografia do Autor

Renata Junqueira Pereira, Universidade Federal do Tocantins

Professora dos Cursos de Graduação em Nutrição, Mestrado em Ciência e Tecnologia dos Alimentos e Mestrado em Ciências da Saúde, do Campus UFT de Palmas.

Downloads

Publicado

2021-11-18

Como Citar

de Souza Barros, P., Vieira Ferreira, T. ., & Pereira, R. J. (2021). CONSUMO DE EDULCORANTES ARTIFICIAIS POR GESTANTES E NUTRIZES DO TOCANTINS. DESAFIOS - Revista Interdisciplinar Da Universidade Federal Do Tocantins, 8(Especial), 79–84. https://doi.org/10.20873/uftsupl2021-12504

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)