O QUE REVELA A ESCRITA DE PROFESSORAS SOBRE O GÊNERO DISSERTAÇÃO DE MESTRADO?
DOI:
https://doi.org/10.20873/uftsupl2021-12442Resumo
Este artigo focaliza o processo de educação científica de professoras de Língua Portuguesa (LP), matriculadas num mestrado profissional para educadores, oferecido como política pública oficial de formação no Brasil. A investigação do referido processo foi realizada a partir da análise de dissertações de mestrado, apresentadas como trabalhos de conclusão final (TCF). A investigação focalizou mais diretamente os objetos de pesquisa e as autorrepresentações presentes nos TCF. Utilizamos as abordagens investigativas qualitativa e quantitativa. A pesquisa se insere no campo da Linguística Aplicada (LA) e foi informada principalmente por estudos do letramento e da educação científica. Fizemos uso da Linguística Sistêmico-Funcional (LSF) para a realização da microanálise dos documentos investigados. O exame da estrutura esquemática das dissertações selecionadas também contribuiu para a investigação. Os resultados mostraram o desenvolvimento da educação científica das professoras de LP, a qual foi influenciada por práticas científicas da tradição acadêmica. Um exemplo dessa influência corresponde a supervalorização dos pressupostos teóricos utilizados em detrimento da exploração das experiências da prática profissional das professoras na escola básica.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License (CC BY-NC 4.0), permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto posterior ao processo editorial.
4. Além disso, o AUTOR é informado e consente com a revista que, portanto, seu artigo pode ser incorporado pela DESAFIOS em bases e sistemas de informação científica existentes (indexadores e bancos de dados atuais) ou a existir no futuro (indexadores e bancos de dados futuros), nas condições definidas por este último em todos os momentos, que envolverá, pelo menos, a possibilidade de que os titulares desses bancos de dados possam executar as seguintes ações sobre o artigo:
a. Reproduzir, transmitir e distribuir o artigo, no todo ou em parte sob qualquer forma ou meio de transmissão eletrônica existente ou desenvolvida no futuro, incluindo a transmissão eletrônica para fins de pesquisa, visualização e impressão;
b. Reproduzir e distribuir, no todo ou em parte, o artigo na impressão.
c. Capacidade de traduzir certas partes do artigo.
d. Extrair figuras, tabelas, ilustrações e outros objetos gráficos e capturar metadados, legendas e artigo relacionado para fins de pesquisa, visualização e impressão.
e. Transmissão, distribuição e reprodução por agentes ou autorizada pelos proprietários de distribuidoras de bases de dados.
f. A preparação de citações bibliográficas, sumários e índices e referências de captura relacionados de partes selecionadas do artigo.
g. Digitalizar e / ou armazenar imagens e texto de artigo eletrônico.