O QUE REVELA A ESCRITA DE PROFESSORAS SOBRE O GÊNERO DISSERTAÇÃO DE MESTRADO?

Autores

  • Wagner Rodrigues Silva Universidade Federal do Tocantins
  • Roseane Ferreira Universidade Federal do Tocantins - UFT
  • Nayra Aires Universidade Federal do Tocantins - UFT

DOI:

https://doi.org/10.20873/uftsupl2021-12442

Resumo

Este artigo focaliza o processo de educação científica de professoras de Língua Portuguesa (LP), matriculadas num mestrado profissional para educadores, oferecido como política pública oficial de formação no Brasil. A investigação do referido processo foi realizada a partir da análise de dissertações de mestrado, apresentadas como trabalhos de conclusão final (TCF). A investigação focalizou mais diretamente os objetos de pesquisa e as autorrepresentações presentes nos TCF. Utilizamos as abordagens investigativas qualitativa e quantitativa. A pesquisa se insere no campo da Linguística Aplicada (LA) e foi informada principalmente por estudos do letramento e da educação científica. Fizemos uso da Linguística Sistêmico-Funcional (LSF) para a realização da microanálise dos documentos investigados. O exame da estrutura esquemática das dissertações selecionadas também contribuiu para a investigação. Os resultados mostraram o desenvolvimento da educação científica das professoras de LP, a qual foi influenciada por práticas científicas da tradição acadêmica. Um exemplo dessa influência corresponde a supervalorização dos pressupostos teóricos utilizados em detrimento da exploração das experiências da prática profissional das professoras na escola básica.

Biografia do Autor

Wagner Rodrigues Silva, Universidade Federal do Tocantins

Possui Licenciatura Plena em Letras (Língua Portuguesa e Inglesa) pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), mestrado, doutorado em Linguística Aplicada pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), e pós-doutorado em Linguística Aplicada pela The Hong Kong Polytechnic University (PolyU) e pela Aswan University (Egito). Durante o curso de graduação, foi bolsista de Iniciação Científica (CNPq/PIBIC) por três anos. É professor Associado IV da Universidade Federal do Tocantins - UFT, docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Letras: Ensino de Língua e Literatura (Mestrado e Doutorado Acadêmico, no Câmpus de Araguaína, e do Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGLetras), no Câmpus de Porto Nacional. Foi docente do Mestrado Profissional em Letras (ProfLetras), na Universidade Federal do Tocantins (UFT). Leciona disciplinas na área de linguagem na Licenciatura em Pedagogia, no Câmpus de Palmas. É bolsista de produtividade do CNPq (PQ 1D). É representante regional (Regiões Centro-Oeste e Norte do Brasil) da comissão gestora da Associação de Linguística Sistêmico-Funcional da América Latina (2017-2020/2020-2023). Tem experiência na área de Linguística Aplicada, atuando principalmente nos Estudos do Letramento, compreendendo os seguintes conteúdos: ensino de gramática, gêneros textuais, alfabetização, material didático,currículo, práticas de escrita, práticas de leitura, formação de professores e educação científica. Coordenou o Programa de Pós-Graduação em Letras: Ensino de Língua e Literatura (Mestrado e Doutorado) durante quatro anos. Foi membro da Diretoria (2016-2017) e do Conselho Consultivo (2018-2019) da Associação de Linguística Aplicada do Brasil - ALAB. É membro da Associação Brasileira de Linguística Aplicada (ALAB), da Associação Brasileira de Linguística (ABRALIN) e do Grupo de Trabalho Formação de Educadores na Linguística Aplicada (ANPOLL). 

Roseane Ferreira, Universidade Federal do Tocantins - UFT

É aluna da Licenciatura em Pedagogia, bolsista de Iniciação Científica (PIBIC-AF/CNPq/UFT) e membro do grupo de pesquisa Pr´áticas de Linguagem - PLES (UFT/CNPq).

Nayra Aires, Universidade Federal do Tocantins - UFT

É aluna da Licenciatura em Pedagogia, na Universidade Federal do Tocantins (UFT), Câmpus de Palmas. Atualmente, é bolsista de Iniciação Científica do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), sob a orientação do Prof. Dr. Wagner Rodrigues Silva (UFT/CNPq), e membro do grupo de pesquisa Práticas de Linguagens - PLES (UFT/CNPq), coordenado pelo docente mencionado. Atua na linha de pesquisa sobre linguagem e ensino, na interface da Linguística Aplicada e Educação.

Downloads

Publicado

2021-11-06

Como Citar

Silva, W. R., Ferreira, R., & Aires, N. (2021). O QUE REVELA A ESCRITA DE PROFESSORAS SOBRE O GÊNERO DISSERTAÇÃO DE MESTRADO?. DESAFIOS - Revista Interdisciplinar Da Universidade Federal Do Tocantins, 8(Especial), 55–69. https://doi.org/10.20873/uftsupl2021-12442