CARACTERIZAÇÃO DA TAXA DE ESCURECIMENTO DA BANANA PÓS-COLHEITA ATRAVÉS DA TÉCNICA DE PROCESSAMENTO DE IMAGENS DO SOFTWARE SCILAB.

Autores

  • Débora dos Santos Rodrigues Universidade Federal do Tocantins
  • Tiago Santos Oliveira Universidade Estadual do Maranhão
  • Sergio Nolêlo Turibus Universidade Estadual do Maranhão

DOI:

https://doi.org/10.20873/uftv9-11211

Resumo

A grande demanda alimentícia expande os setores de agronegócio e agricultura na região de Balsas, Estado do Maranhão, aumentando o número de plantações agrícola (grãos e frutos). Mas, em contra partida, os agricultores tem que combater ações de microrganismos que podem devastar todo plantio, acarretando prejuízos financeiros aos produtores rurais. Logo, para não comprometer o resultado final da colheita, faz-se viável um combate mais exigente contra estes microrganismos, considerando o fator tempo. O meio pelo qual detectam o resultado da ação dos mesmos sobre frutos ou grãos ainda é visual, todavia, através da técnica de processamento de imagens, é possível identificar as doenças nas plantas bem como determinar com precisão o grau de deterioração e infestação em plantas e frutos. Assim, o processamento de imagens oferece ferramentas que facilitam a identificação e a extração das informações contidas em imagens, proporcionando interpretações gráficas e teóricas. Portanto, este trabalho, por meio do Software Scilab, utiliza a técnica de processamento de imagens para caracterizar a taxa de expansão de doenças em plantas e em frutos.

Downloads

Publicado

2022-05-17

Como Citar

dos Santos Rodrigues, D., Santos Oliveira, T., & Nolêlo Turibus, S. (2022). CARACTERIZAÇÃO DA TAXA DE ESCURECIMENTO DA BANANA PÓS-COLHEITA ATRAVÉS DA TÉCNICA DE PROCESSAMENTO DE IMAGENS DO SOFTWARE SCILAB. DESAFIOS - Revista Interdisciplinar Da Universidade Federal Do Tocantins, 9(2), 153–158. https://doi.org/10.20873/uftv9-11211

Edição

Seção

Artigos