AVALIAÇÃO DOS FATORES DE SATISFAÇÃO DOS COMENSAIS COM O SERVIÇO DO RESTAURANTE UNIVERSITÁRIO

Autores

  • Carlos Rodrigo Nascimento de Lira Universidade Federal da Bahia
  • Sulamita Oliveira Gonzaga Universidade Federal da Bahia.
  • Waleska Bacelar de Jesus Universidade Federal da Bahia.
  • Maria da Conceição Pereira da Fonseca Universidade Federal da Bahia.

DOI:

https://doi.org/10.20873/uftv8-10452

Resumo

Estudar a satisfação dos comensais com o restaurante universitário é importante para possibilitar identificar aspectos tangíveis e intangíveis que influenciam para tal satisfação. Assim, objetivando estabelecer uma discussão entre satisfação dos comensais com o cardápio e serviço prestado em restaurante universitário e os fatores a eles associados, entrevistamos 556 comensais do serviço de alimentação em Universidade Federal no nordeste brasileiro. Para identificar quais atributos das preparações eram previsoras para satisfação com a composição do cardápio e para avaliar os atributos previsores para gostar do elemento do cardápio, realizamos regressão multinomial. A correlação entre frequência ao restaurante e satisfação com higiene, cordialidade e comunicação dos funcionários realizamos correlação de Spearman. Dentre os entrevistados, 96,05% eram estudantes, que realizavam principalmente o almoço (48,40%) e frequentavam constantemente o restaurante (55,80%). O sabor foi o atributo com influência para os comensais gostarem de nove preparações e o aspecto visual de seis. Os fatores associados a total satisfação com a composição do cardápio foram sabor (IC95%: 1,264-3,279), variedade (IC95%: 1,284-3,303) e quantidade (IC95%: 1,273-2,971) da salada; visual do feijão (IC95%: 1,063-3,289), bebida (IC95%: 1,289-3,777) e arroz (IC95%: 1,049-2,670). Assim, concluímos que a satisfação dos comensais com restaurante universitário está relacionada com a composição do cardápio.

Biografia do Autor

Carlos Rodrigo Nascimento de Lira, Universidade Federal da Bahia

Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Alimentos, Nutrição e Saúde da Universidade Federal da Bahia.

Sulamita Oliveira Gonzaga , Universidade Federal da Bahia.

Graduanda da Escola de Nutrição da Universidade Federal da Bahia.

Waleska Bacelar de Jesus, Universidade Federal da Bahia.

Graduanda da Escola de Nutrição da Universidade Federal da Bahia.

Maria da Conceição Pereira da Fonseca , Universidade Federal da Bahia.

Docente do Departamento de Ciências dos Alimentos da Escola de Nutrição da Universidade Federal da Bahia.

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Publicado

2022-04-26

Como Citar

Nascimento de Lira, C. R., Oliveira Gonzaga , S., Bacelar de Jesus, W. ., & Pereira da Fonseca , M. da C. (2022). AVALIAÇÃO DOS FATORES DE SATISFAÇÃO DOS COMENSAIS COM O SERVIÇO DO RESTAURANTE UNIVERSITÁRIO. DESAFIOS - Revista Interdisciplinar Da Universidade Federal Do Tocantins, 8(4), 138–151. https://doi.org/10.20873/uftv8-10452

Edição

Seção

Artigos