v. 8 n. 12 (2022): 12º Edição Revista CSDT
Prezados/as Leitores/as,
A partir de 2022 realizamos uma mudança que vai ter um impacto importante na velocidade das publicações no periódico. Mantemos a submissão em fluxo contínuo e passamos agora a publicar também em fluxo contínuo. À medida que os artigos forem sendo aprovados (double blind review) eles serão publicados na revista, desta forma teremos um número por ano que ficará em aberto, a partir do início do ano, sendo fechado ao final do ano novembro/dezembro. Neste número, de 2022, temos uma temática central dos artigos: a água. iniciamos com o texto de autoria de Ivana Fernandes, “BIENESTAR Y ACCESO AL AGUA EN UN CONTEXTO GLOBAL Y NACIONAL”, cujo objetivo é “discutir a relação entre bem-estar e acesso à água com base num contexto de ações internacionais e nacionais”. As principais conclusões apontam para a necessidade das organizações governamentais e não governamentais atentarem para as peculiaridades do acesso à agua e ao saneamento de cada lugar, em especial “considerando os efeitos de acontecimentos históricos gerados por crises econômicas, climáticas e sanitárias no mundo’. O segundo texto, cujos autores são: Patrick Maurice Maury, Lamounier
Erthal Villela e Dina Lima Ramos, “DEVIR DA RELAÇÃO ENTRE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA E PARTICIPAÇÃO SOCIAL CASO DO COLEGIADO TERRITORIAL RURAL DA BAIA DA ILHA GRANDE/RJ”. Este texto discute como a extensão universitária passa a dar continuidade ao acompanhamento dos colegiados territoriais após a interrupção das políticas públicas de desenvolvimento territorial sustentável, promovidas pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário – MDA. O trabalho foi realizado baseado nas ações da universidade Federal Rural do Rio de Janeiro no Território da Baía da Ilha Grande/RJ. O artigo passa por uma auto avaliação do respectivo território aproximando dos 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável – ODS da Organização das Nações Unidas – ONU. Na sequência, de autoria de, Rafaela Rosa Chaves Cardoso, Edmir Amanajás Celestino e Lamounier Erthal Villela, está o artigo intitulado: “PESQUISA E EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA NA VALORIZAÇÃO DE COMUNIDADES TRADICIONAIS: DEMANDAS SOCIAIS E O PROJETO DO POLO TECNOLÓGICO DO MAR DA BAÍA DE SEPETIBA - RJ”. O texto, cujo objetivo é analisar as atividades de pesquisa e extensão universitária realizadas pelo Programa de Ensino, Pesquisa e Extensão em Desenvolvimento Territorial e Políticas Públicas (PEPEDT), como subsídio para a reflexão crítica sobre o desenvolvimento do projeto do Polo Tecnológico do Mar da Baía de Sepetiba (PTM-BS), em sua proposição de governança e atividades que incluem comunidades tradicionais, que residem nas Baías de Ilha Grande e de Sepetiba. Como resultado, o artigo aponta que demonstram que os possíveis projetos de extensão a serem apoiados no Plano de Desenvolvimento do PTMBS, atendem parcialmente aos anseios dessas comunidades, quanto a ações de mitigação e compensação de impactos negativos. Verifica-se ainda que a proposição original do projeto do polo não engloba a inclusão das comunidades na construção de uma governança participativa. O quarto texto, cujo título é “DECISÕES ESTRUTURAIS NA GESTÃO DE RECURSOS HÍDRICOS: REFLEXÕES SOBRE O CASO ‘BACIA DO RIO FORMOSO’”, de autoria de Wellington Magalhães, Thaynara Moura Monteiro, Fernan Enrique Vergara Figueroa e Ângela Issa Haonat. O texto busca realizar reflexões sobre os conflitos acerca da gestão dos recursos hídricos da bacia do Rio Formoso (no estado do Tocantins) e as decisões estruturais. O texto sustenta a limitação do cenário processual civil na tutela coletiva dos litígios públicos. O artigo concluiu que as decisões estruturais podem aperfeiçoar a prestação jurisdicional da tutela coletiva ambiental.
Finalizamos o número de 2022 com o “RELATÓRIO TÉCNICO: O USO DO APLICATIVO MUDAMOS+ COMO FERRAMENTA DE APOIO NA APRENDIZAGEM DA GESTÃO SOCIAL” de Samanda Araújo Serpa e Airton Cardoso Cançado. O relatório apresenta uma ação de extensão realizada com estudantes de graduação em Administração da Universidade Federal do Tocantins na disciplina Gestão Social. Os alunos foram apresentados ao Aplicativo de Celular Mudamos+ e o utilizaram por um semestre. Ao final foram chamados a avaliar esta experiência, por meio de um relatório. Segundo os autores, muitos alunos classificaram a atividade como boa. Além disso, a análise dos relatórios permitiu identificar que a proposta despertou o interesse dos acadêmicos e contribuiu para o aprendizado relacionado aos conceitos fundantes da Gestão Social, em especial, as noções de social e público.
Boa leitura!!