O COMPORTAMENTO DA LINGUAGEM JORNALÍSTICA NAS STORIES DO INSTAGRAM: ESTUDO DOS PERFIS DO JORNAL O GLOBO E DO PORTAL A CRÍTICA
DOI:
https://doi.org/10.20873/uft.2526-8031.2019v3n3p219Palavras-chave:
jornalismo, Linguagem Jornalística, Instagram, stories, Jornal O GloboResumo
A adesão dos consagrados veículos jornalísticos a recente proposta de comunicação das Stories do Instagram desvela variadas possibilidades de construção e disseminação da notícia neste ambiente, que ainda possui uma estrutura em vias de se estabelecer. A apropriação deste meio por veículos como Folha de S. Paulo, Nexo Jornal e Estadão denota que um caminho está sendo trilhado, mas deixando lacunas no tratamento dado à notícia. Neste sentido, o presente artigo tem por objetivo investigar o comportamento da linguagem jornalística nas Stories do Instagram dos perfis do Jornal O Globo e do Portal A Crítica a partir da identificação do processo de codificação da notícia neste ambiente, de modo a comparar as performances de ambos quanto à utilização do recurso em questão, a fim de refletir sobre as possibilidades da linguagem jornalística nas Stories. Para tanto, utilizou-se como metodologia a adoção do ponto de vista semiótico para os estudos da comunicação, conforme Machado (2001).
PALAVRAS-CHAVE: Linguagem Jornalística; Instagram; Stories; Jornal O Globo; Portal A Crítica.
ABSTRACT
The adhesion of the renowned journalistic vehicles to the recent communication proposal of Instagram Stories reveals various possibilities of construction and dissemination of news in this environment, which still has a structure in the process of being established. The appropriation of this medium by vehicles such as Folha de S. Paulo, Nexo Jornal and Estadão denotes that a path is being followed, but leaving gaps in the treatment given to the news. In this sense, this article aims to investigate the behavior of journalistic language in the Instagram Stories of the profiles of Jornal O Globo and Portal A Crítica from the identification of the news coding process in this environment, in order to compare the performances of both regarding the use of the resource in question, in order to reflect on the possibilities of journalistic language in the Stories. Therefore, the methodology adopted was the adoption of the semiotic point of view for communication studies, according to Machado (2001).
KEYWORDS: Journalistic Language; Instagram; Stories; Jornal O Globo; Portal A Crítica.
RESUMEN
La adhesión de los vehículos periodísticos de renombre a la reciente propuesta de comunicación de Instagram Stories revela varias posibilidades de construcción y difusión de noticias en este entorno, que todavía tiene una estructura en proceso de establecimiento. La apropiación de este medio por vehículos como Folha de S. Paulo, Nexo Jornal y Estadão denota que se está siguiendo un camino, pero que deja vacíos en el tratamiento dado a las noticias. En este sentido, este artículo tiene como objetivo investigar el comportamiento del lenguaje periodístico en las Historias de Instagram de los perfiles de Jornal O Globo y Portal A Crítica a partir de la identificación del proceso de codificación de noticias en este entorno, con el fin de comparar los rendimientos de ambos con respecto al uso del recurso en cuestión, para reflexionar sobre las posibilidades del lenguaje periodístico en las Historias. Por lo tanto, la metodología adoptada fue la adopción del punto de vista semiótico para los estudios de comunicación, según Machado (2001).
PALABRAS CLAVE: Lengua Periodista; Instagram; Stories; Jornal O Globo; Portal A Crítica.
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