UMA CULTURA “PARÁ TE ENCANTAR”: A REPRESENTAÇÃO DA IDENTIDADE PARAENSE NO VÍDEO-PROPAGANDA DO GOVERNO DO ESTADO
DOI:
https://doi.org/10.20873/uft.2526-8031.2021v5n1p142Palavras-chave:
vídeo-propaganda, identidade cultural, Estado do Pará, turismoResumo
Em 2017, a Secretaria de Comunicação e a Secretaria de Turismo do Estado do Pará lançaram uma campanha publicitária denominada “Pará te encantar”. Ao assistir ao vídeo-propaganda, percebe-se a intenção principal de atrair turistas externos, porém, ao mesmo tempo, o vídeo-propaganda acaba também suscitando a curiosidade dos paraenses em conhecer melhor a diversidade do seu próprio estado. No comercial ocorre a reprodução de imagens que representariam aquilo que seria a cultura do Pará e o que seria “ser paraense”. Este artigo representa as primeiras impressões de uma pesquisa de mestrado em andamento, com o apoio da CAPES. A intenção é promover a reflexão a respeito da construção da representação da identidade cultural do paraense no comercial publicitário, e sobre a existência de elementos que sirvam também como fomento para estereótipos culturais. Serão analisados os elementos linguísticos e iconográficos, buscando conhecer as possibilidades de interpretação e a construção de sentidos e discursos presentes no vídeo-propaganda analisado.
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