UMA CULTURA “PARÁ TE ENCANTAR”: A REPRESENTAÇÃO DA IDENTIDADE PARAENSE NO VÍDEO-PROPAGANDA DO GOVERNO DO ESTADO

Autores

  • Kleyse Costa Vaz Santana Prado Universidade Federal do Pará
  • Luiz LZ Cezar Silva dos Santos Universidade Federal do Pará

DOI:

https://doi.org/10.20873/uft.2526-8031.2021v5n1p142

Palavras-chave:

vídeo-propaganda, identidade cultural, Estado do Pará, turismo

Resumo

Em 2017, a Secretaria de Comunicação e a Secretaria de Turismo do Estado do Pará lançaram uma campanha publicitária denominada “Pará te encantar”. Ao assistir ao vídeo-propaganda, percebe-se a intenção principal de atrair turistas externos, porém, ao mesmo tempo, o vídeo-propaganda acaba também suscitando a curiosidade dos paraenses em conhecer melhor a diversidade do seu próprio estado. No comercial ocorre a reprodução de imagens que representariam aquilo que seria a cultura do Pará e o que seria “ser paraense”. Este artigo representa as primeiras impressões de uma pesquisa de mestrado em andamento, com o apoio da CAPES. A intenção é promover a reflexão a respeito da construção da representação da identidade cultural do paraense no comercial publicitário, e sobre a existência de elementos que sirvam também como fomento para estereótipos culturais. Serão analisados os elementos linguísticos e iconográficos, buscando conhecer as possibilidades de interpretação e a construção de sentidos e discursos presentes no vídeo-propaganda analisado.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Kleyse Costa Vaz Santana Prado, Universidade Federal do Pará

Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Comunicação, Cultura e Amazônia – PPGCOM/UFPA. Membro do Gruppu – Grupo de Pesquisa em Propaganda e Publicidade. Bolsista CAPES.

Luiz LZ Cezar Silva dos Santos, Universidade Federal do Pará

Doutor em História pela PUC/SP. Professor da Faculdade de Comunicação - FACOM/ILC/UFPA e do Programa de Pós-Graduação em Comunicação, Cultura e Amazônia - PPGCOM/UFPA. Coordenador do Gruppu – Grupo de Pesquisa em Propaganda e Publicidade.

Referências

ADORNO, Theodor W.; HORKHEIMER, Max. A dialética do esclarecimento: fragmentos filosóficos. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1985.

AMARAL FILHO, Otacílio. Marca Amazônia: o marketing da floresta. Curitiba: Editora CRV, 2016.

AMARAL FILHO, Otacílio; CASTRO, Fábio Fonseca de; COSTA, Alda Cristina da Silva. Marca Amazônia: estratégias de comunicação publicitária, ambientalismo e sustentabilidade. Revista de Comunicação Midiática, Bauru/São Paulo, v. 10, n. 3, p.105-118, set./dez. 2015.

BRASIL. Anuário estatístico de turismo. Ano base 2018. Brasília, DF: Ministério do Turismo, 2019.

BRASIL. Índice de competitividade do turismo nacional. Brasília, DF: Ministério do Turismo, 2015.

BRASIL. Estudo da demanda turística nacional. Brasília, DF: Ministério do Turismo, 2017.

BUENO, Magali F. O imaginário brasileiro sobre a Amazônia: uma leitura por meio dos discursos dos viajantes, do estado, dos livros didáticos de geografia e da mídia impressa. Dissertação de mestrado. São Paulo: USP, 2002.

FIDALGO, António. O consumo de informação: interesse e curiosidade. Universidade da Beira Interior, 1996. Disponível em: http://bocc.ubi.pt/pag/fidalgo-antonio-interesse-curiosidade-informacao.html Acesso em: 15 mai. 2019.

GIDDENS, Anthony. As consequências da modernidade. 2.ed. São Paulo: UNESP, 1991.

HALL, Stuart. A identidade cultural na pós-modernidade. 2.ed. Rio de Janeiro: DP&A, 2006.

LACLAU, Ernersto; MOUFFE, Chantal. Post-Marxism without apologies. In: Laclau, E., New reflections on the revolution of our time. Londres: Verso, 1990.

MARTÍN, Marcel. A linguagem cinematográfica. Lisboa: Dinalivro, 2005

ONO, Maristela Misuko. Design, cultura e identidade no contexto da globalização. Revista design em foco, v. 1 n. 1, p. 52 – 66, jul./dez. 2004.

ORLANDI, Eni Puccinelli. Análise de discurso: princípios & procedimentos. 8ª ed. Campinas: Pontes, 2009.

ORLANDI, Eni Puccinelli. Volatilidade da interpretação: política, imaginário e fantasia. Abralin, 2020. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=MjCsJxfiXtg&t=2558s: Acesso em: 15 mai. 2020.

ORNELAS, Tula; PEREIRA, Marcos Emanuel. Estereótipos e destinos turísticos: o uso dos estereótipos nos folders de uma agência de fomento ao turismo. Caderno virtual de turismo, v. 5, n. 3, p. 9-17, 2005.

SCHAFF, A. Linguagem e conhecimento. Coimbra: Almedina, 1977.

SCHMITT, Brand H. Marketing experimental. São Paulo: Nobel, 2002.

SILVA, Tomaz Tadeu. A produção social da identidade e da diferença. Petrópolis/RJ: Editora Vozes, 2000.

ZEPPEL, Heather; HALL, C. Michael. Selling art and history: cultural heritage and tourism. The Journal of Tourism Studies, vol. 2, n.º 1, p. 29-45, 1991.

Downloads

Publicado

2021-01-04

Como Citar

Costa Vaz Santana Prado, K., & Cezar Silva dos Santos, L. L. . (2021). UMA CULTURA “PARÁ TE ENCANTAR”: A REPRESENTAÇÃO DA IDENTIDADE PARAENSE NO VÍDEO-PROPAGANDA DO GOVERNO DO ESTADO. Aturá - Revista Pan-Amazônica De Comunicação, 5(1), 142–160. https://doi.org/10.20873/uft.2526-8031.2021v5n1p142

Edição

Seção

Dossiê Temático / Thematic dossier / Dossier temático