NEGROS EM FOCO: uma análise de matérias jornalísticas sobre a marca Lab no SPFW

Autores

  • Jaine Araújo da Silva Universidade Federal do Acre
  • Francielle Maria Modesto Mendes Universidade Federal do Acre

DOI:

https://doi.org/10.20873/uft.2526-8031.2019v3n2p189

Resumo

Este trabalho resulta de uma pesquisa monográfica sobre a temática racial negra brasileira tendo como objeto 23 matérias jornalísticas acerca da grife LAB. Visa-se compreender as representações construídas sobre o negro na marca, que em seus desfiles no São Paulo Fashion Week levou às passarelas 90% de modelos negros. Para isso, é feita a análise do conteúdo de matérias dos sites Elle, Vogue, Estadão e Folha de São Paulo. Ao fim da pesquisa, concluiu-se que, embora os negros tenham sido exaltados nas matérias analisadas, o racismo continua existindo no Brasil. Os principais conceitos trabalhados são: raça, racismo, representação, empoderamento e lugar de fala, com base em Schwarcz (2012), Almeida (2018), Hall (2016), Berth (2018), Ribeiro (2017) etc.

 

PALAVRAS-CHAVE: LAB; Moda; Negros; Racismo; Representação.

 

 

 

ABSTRACT

This paper is the result of a research on the brazilian black racial theme. Twenty-three journalistic articles about the fashion brand LAB were analyze. The goal was to understand the representations built around the black models, since 90% of the models taken to the runway by this brand at Sao Paulo Fashion Week were black. For this, a content analysis of the journalistic articles published by the Elle, Vogue, Estadão and Folha de São Paulo websites was performed. At the end of the research, it was concluded that although blacks were exalted in the analyzed articles, racism still exists in Brazil. The main concepts studied here are: race, racism, representation, empowerment and place of speech, based on Schwarcz (2012), Almeida (2018), Hall (2016), Berth (2018), Ribeiro (2017) etc.

 

KEYWORDS: LAB; Fashion; Black; Racism; Representation.

 

 

RESUMEN

Este trabajo es el resultado de una investigación monográfica sobre el tema racial negro brasileño basada en 23 artículos periodísticos sobre la marca LAB. Pretende comprender las representaciones construidas acerca de el negro en la marca, que en sus desfiles en São Paulo Fahion Week llevó a las pasarelas 90% de modelos negros. Para ello, se realiza el análisis de contenido de los sitios web de Elle, Vogue, Estadão y Folha de São Paulo. Al final de la investigación, se concluyó que aunque los negros han sido exaltados en los textos analizados, el racismo aún existe en Brasil. Los principales conceptos estudiados son: raza, racismo, representación, empoderamiento y lugar de expresión, basados en Schwarcz (2012), Almeida (2018), Hall (2016), Berth (2018), Ribeiro (2017), entre otros.

 

PALABRAS CLAVE: LAB; Moda; Negros; Racismo; Representación.

 

 

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Biografia do Autor

Jaine Araújo da Silva, Universidade Federal do Acre

Graduanda do 8º período do curso de Comunicação Social/Jornalismo da Universidade Federal do Acre (UFAC). Email: araujojaine7@gmail.com. 

Francielle Maria Modesto Mendes, Universidade Federal do Acre

É doutora em História Social pela Universidade de São Paulo (USP) e professora do curso de Jornalismo e do Programa de Pós-Graduação em Letras: Linguagem e Identidade, na Universidade Federal do Acre (UFAC). Email: franciellemodesto@gmail.com.

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Publicado

2019-05-01

Como Citar

Silva, J. A. da, & Mendes, F. M. M. (2019). NEGROS EM FOCO: uma análise de matérias jornalísticas sobre a marca Lab no SPFW . Aturá - Revista Pan-Amazônica De Comunicação, 3(2), 189–207. https://doi.org/10.20873/uft.2526-8031.2019v3n2p189

Edição

Seção

Tema Livre / Free Theme / Tema Libre