NEWSMAKING NO JORNALISMO LABORATÓRIO DIGITAL: PRODUÇÃO JORNALÍSTICA NA AGÊNCIA DA HORA DA UFSM-CAMPUS FW

Autores

  • Luciana Menezes Carvalho Universidade Federal de Santa Maria
  • Bruno José Fiorini Universidade Federal de Santa Maria

Palavras-chave:

Jornalismo laboratório, Agência Da Hora, valores-notícia, jornalismo multimídia

Resumo

O objetivo da presente pesquisa é identificar de que modo os estudantes de jornalismo da UFSM, Campus Frederico Westphalen, utilizam a Agência Da Hora como laboratório de práticas jornalísticas e quais valores-notícias utilizam na sua produção. Foi identificado como principal forma de atuação o jornalismo multimídia, no qual os estudantes produzem, em diversas linguagens, os conteúdos que são veiculados no site e nas redes sociais da Agência. Por meio de aplicação de questionários, os participantes responderam que os temas abordados nas matérias são, em sua maioria, relacionados à área do conhecimento/cultura, seguidos dos valores-notícia de proximidade e impacto. A partir deste trabalho, fica evidente a importância da prática possibilitada pela Agência Da Hora na formação dos alunos.

 

PALAVRAS-CHAVE: Jornalismo laboratório; Agência Da Hora; valores-notícia; jornalismo multimídia.

 


ABSTRACT

The present research aims to understand how UFSM (Frederico Westphalen campus) journalism students use Agência Da Hora as a journalistic practices laboratory and what news values they use in their production. Multimedia journalism has been identified as the main form of action, in which students produce contents in several languages that are transmitted on the agency website and social networks. Through the application of questionnaires participants answered that the topics covered in the subjects are mostly linked to the area of knowledge/culture, followed by the news values of proximity and impact. From this work, it becomes evident the importance that practice made possible by the Agência Da Hora for training students.

 

KEYWORDS: Laboratory journalism; Agência Da Hora; News-values; Multimedia journalism.

 

 

RESUMEN

El objetivo de la presente investigación es comprender (identificar) de qué modo los estudiantes de periodismo de la UFSM, Campus Frederico Westphalen, utilizan la Agencia Da Hora como laboratorio de prácticas periodísticas y qué valores-noticias utilizan en su producción. Se identificó como principal forma de actuación el periodismo multimedia, en el cual los estudiantes producen, en diversos lenguajes, los contenidos que se transmiten en el sitio y en las redes sociales de la Agencia. A través de la aplicación de cuestionarios, los participantes respondieron que los temas abordados en las materias son, en su mayoría, relacionados al área del conocimiento/cultura, seguidos de los valores-noticia de proximidad e impacto. A partir de este trabajo, resulta evidente la importancia de la práctica posibilitada por la Agencia Da Hora en la formación de los alumnos.


PALABRAS CLAVE: Periodismo laboratorio; Agencia Da Hora; valores-noticia; periodismo multimedia.

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Biografia do Autor

Luciana Menezes Carvalho, Universidade Federal de Santa Maria

Doutora em Comunicação (UFSM), professora nos cursos de Jornalismo e Relações Públicas do Campus da Universidade Federal de Santa Maria de Frederico Westphalen, líder do Grupo de Pesquisa Comunicação, Tecnologia e Sociabilidades (COTECS - UFSM/CNPq). 

Bruno José Fiorini, Universidade Federal de Santa Maria

Graduando do curso de Jornalismo do Campus da Universidade Federal de Santa Maria de Frederico Westphalen, bolsista de Iniciação Científica (FIPE JR - UFSM), membro do Grupo de Pesquisa Comunicação, Tecnologia e Sociabilidades (COTECS - UFSM/CNPq). 

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Publicado

2017-08-30

Como Citar

Menezes Carvalho, L., & Fiorini, B. J. (2017). NEWSMAKING NO JORNALISMO LABORATÓRIO DIGITAL: PRODUÇÃO JORNALÍSTICA NA AGÊNCIA DA HORA DA UFSM-CAMPUS FW. Aturá - Revista Pan-Amazônica De Comunicação, 1(2), 263–283. Recuperado de https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/atura/article/view/3848