O USO DAS REDES SOCIAIS PELO GOVERNO DE RORAIMA COMO FERRAMENTA NA PRÁTICA JORNALÍSTICA
Palavras-chave:
Redes Sociais, Facebook, Prática Jornalística, Seleção das NotíciasResumo
O presente estudo teve como objetivo analisar as matérias postadas na rede social Facebook pelo Governo do Estado de Roraima que viraram pauta no Portal FolhaWeb, no período de 1º de janeiro a 30 de junho de 2015. O estudo mostra até que ponto o uso do Facebook pelo Governo de Roraima pode ser considerado uma ferramenta na prática jornalística. Com o trabalho foi possível realizar entrevistas e questionários com os jornalistas, editores da FolhaWeb e da SECOM para coletar dados e compreender como se dá o processo de construção das notícias e a relação entre ambos os organismos de mídia.
PALAVRAS-CHAVE: Redes Sociais; Facebook; Prática Jornalística; Seleção das Notícias.
ABSTRACT
This study aimed to analyze the articles posted on the social network Facebook by the Government of the State of Roraima that became agenda in the Portal FolhaWeb, from January 1 to June 30, 2015. The study shows the extent to which the use of Facebook by the Government of Roraima can be considered a tool in journalistic practice. Through the work it was possible to conduct interviews and questionnaires with journalists, FolhaWeb and SECOM editors to collect data and to understand how the news-building process and the relationship between both media organizations take place.
KEYWORDS: Social Networks; Facebook; Journalistic Practice; Selection of News.
RESUMEN
El presente estudio tuvo como objetivo analizar las materias colocadas en la red social Facebook por el Gobierno del Estado de Roraima que se convirtieron en noticias en el Portal FolhaWeb del 1 de enero al 30 de junio de 2015. El estudio muestra hasta qué punto el uso de Facebook por el Gobierno de Roraima puede ser considerado una herramienta en la práctica periodística. Con el trabajo fue posible realizar entrevistas y cuestionarios con los periodistas, editores de FolhaWeb y de la SECOM para recoger datos y comprender cómo se da el proceso de construcción de las noticias y la relación entre ambos organismos de medios.
PALABRAS CLAVE: Redes Sociales; Facebook; Práctica periodística; Selección de las Noticias.
Downloads
Referências
CHINEM, Rivaldo. Assessoria de Imprensa: como fazer. Summus: São Paulo, 2003.
DUARTE, Jorge, Antonio Barros (Org.). Métodos e técnicas de pesquisa em comunicação. São Paulo: Atlas, 2011.
DUARTE, Jorge. Comunicação pública. São Paulo: Atlas, 2007.
FENAJ. Manual de assessoria de comunicação: imprensa: Brasília: Fenaj, 2007.
FERRARETTO, Elisa Kopplin. Assessoria de imprensa: teoria e prática. São Paulo: Summus, 2009.
FERRARI, Pollyana. Jornalismo Digital. São Paulo: Contexto, 2012.
IKEMOTO, Luisa Araujo. O que é notícia no Facebook? Análise das páginas dos jornais folha de S. Paulo e o Globo no Facebook. Brasília: UniCEUB, 2013.
LIMA, Damião Marques de. Comunicação Pública e Internet: as contribuições para a democracia no novo ambiente de práticas políticas do governo de Roraima. Fortaleza: UEC, 2012.
MATOS, Heloiza Helena Gomes de. Comunicação Política e Comunicação Pública. São Paulo: USP, 2006.
MUNARO, Luís Francisco. Da esfera pública ao Ciberespaço: Reflexões sobre o futuro do jornalismo na Internet. Boa Vista: UFRR, 2009.
OLIVEIRA, Ana Karina de. A relação entre asseria de comunicação e redes sociais digitais: uma analise do caso da prefeitura de Boa Vista (SEMUC). Boa Vista: UFRR, 2014.
PALÁCIOS, Marcos. Jornalismo online, informação e memória: apontamentos para debate. Covilhã: UBI, 2002.
PEREIRA, Marcelo Marques. Webjornalismo em Roraima: o release como notícia em sites jornalísticos. Boa Vista: UFRR, 2013
SANTOS, Adair. Roraima- História Geral. Boa Vista: UFRR, 2010.
SANTOS, Valéria Oliveira dos. G1: a implantação do portal de notícias da globo em Roraima . Boa Vista: UFRR, 2013.
SILVA, Paulo Sergio Rodrigues da. A violência contra os povos indígenas em Roraima: uma análise histórica a partir do Jornal Folha de Boa vista (1996 a 2005). Boa Vista: UFRR, 2014.
SOUZA, Pedro Emerson da Silva. SECOM/Roraima: estrutura, produtos e relacionamento da comunicação no Governo de Roraima. Boa Vista: UFRR, 2013.
ZAGO, Gabriela da Silva. Remediação da Experiência de Consumo de Notícias em Sites de Redes Sociais. Contemporânea-Revista de Comunicação e Cultura, v. 12, n. 1, p. 90-106, 2012.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
[PT]
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista, sem pagamento, o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License (CC BY-NC 4.0), permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Leia todos os termos dos direitos autorais aqui.