COMUNICAÇÃO PÚBLICA NO TWITTER: UMA ANÁLISE DOS PERFIS DOS TRIBUNAIS REGIONAIS ELEITORAIS DO NORTE
DOI:
https://doi.org/10.20873/uft.2526-8031.2021v5n1p36Palavras-chave:
comunicaçãoResumo
O artigo inicia com uma discussão teórica sobre os conceitos de “comunicação pública” e “mídias e redes sociais digitais”, ambos em processo de construção. Acredita-se que o surgimento e popularização dessas ferramentas podem fomentar práticas comunicativas; aumentar a interação entre órgãos públicos e cidadãos, entre Estado e sociedade. A parte empírica consiste em uma análise quali-quantitativa dos perfis dos Tribunais Regionais Eleitorais do norte do Brasil no Twitter. São realizadas visitas aos perfis dos tribunais, a fim de coletar dados como data de criação, seguidores, seguindo e quantidade de tweets. Também é realizada a coleta de tweets das contas, que são classificados entre tweet, reply e retweet. As análises demonstram que os perfis não são, em geral, utilizados como ferramenta de conversação ou interação, mas apenas divulgação de informação. Considera-se que os recursos disponibilizados e o potencial da ferramenta não é plenamente explorado pelos órgãos.
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