DROGADIÇÃO, SOFRIMENTO E TELENOVELA: DIMENSÕES DE ESTILO EM VALE TUDO E EM VERDADES SECRETAS
DOI:
https://doi.org/10.20873/uft.2526-8031.2019v3n1p123Resumo
Utilizando o melodrama como uma de suas principais bases de construção narrativa, a telenovela atua como espaço privilegiado de problematizações sociais do país (HAMBURGER, 2011) e de sujeitos em situação de sofrimento (LAGE, 2017), a partir de valores morais, do apelo realista e da experiência visual e sonora que atuam como aliados no processo. Nesse contexto, a drogadição, com suas consequências internas e externas aos sujeitos viciados, tem sido tema frequente dessas narrativas. Partindo das possibilidades analíticas do estilo televisivo, constituído por aspectos materiais e imateriais que englobam condições e possibilidades diversas no texto televisivo (ROCHA, 2016), propomos um ensaio analítico sobre os modos de construção estilística do sofrimento associado às experiências de drogadição de duas personagens: Helena, de Vale Tudo (1988), e Larissa, de Verdades Secretas (2015). Compreendemos que, com a leitura nuançada dessas produções, as peculiaridades de estratégias comunicativas do sofrimento de dependentes químicos na ficção televisiva brasileira tornam-se mais evidentes e acompanham mudanças e/ou permanências formais, sensíveis, sociais e morais ocorridas ao longo dos quase 30 anos que separam as personagens.
PALAVRAS-CHAVE: telenovela, drogadição, sofrimento, estilo televisivo.
ABSTRACT
Using the melodrama as one of its main bases of narrative construction, the soap opera acts as a privileged space of social problematizations of the country (HAMBURGER, 2011) and of subjects in a situation of suffering (LAGE, 2017), based on moral values, the appeal realistic and visual and sound experience that act as allies in the process. In this context, drug addiction, with its internal and external consequences to the addicted subjects, has been a frequent theme of these narratives. Based on the analytical possibilities of the television style, constituted by material and immaterial aspects that encompass different conditions and possibilities in the television text (ROCHA, 2016), we propose an analytical essay on the ways of stylistic construction of suffering associated with the experiences of drug addiction of two characters: Helena, from Vale Tudo (1988), and Larissa, from Verdades Secretas (2015). We understand that, with the nuanced reading of these productions, the peculiarities of communicative strategies of the suffering of chemical dependents in Brazilian television fiction become more evident and accompany changes and / or formal, sensitive, social and moral changes that occurred during the almost 30 years that separate the characters.
KEYWORDS: soap opera; drug addiction; suffering; television style.
RESUMEN
La telenovela actúa como espacio privilegiado de problematizaciones sociales del país (HAMBURGER, 2011) y de sujetos en situación de sufrimiento (LAGE, 2017), a partir de valores morales, de la apelación realista y de la experiencia visual y sonora que actúan como aliados en el proceso. En ese contexto, la drogadicción, con sus consecuencias internas y externas a los sujetos viciados, ha sido tema frecuente de esas narrativas. A partir de las posibilidades analíticas del estilo televisivo, constituido por aspectos materiales e inmateriales que engloban condiciones y posibilidades diversas en el texto televisivo (ROCHA, 2016), proponemos un ensayo analítico sobre los modos de construcción estilística del sufrimiento asociado a las experiencias de drogadicción de dos personajes: Helena, de Vale Tudo (1988), y Larissa, de Verdades Secretas (2015). Comprendemos que, con la lectura nunciada de esas producciones, las peculiaridades de estrategias comunicativas del sufrimiento de dependientes químicos en la ficción televisiva brasileña se vuelven más evidentes y acompañan cambios y / o permanencias formales, sensibles, sociales y morales que se producen a lo largo de los casi 30 años que separan a los personajes.
PALABRAS CLAVE: telenovela; drogadicción; sufrimiento; estilo televisivo.
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