O NEW GAMES JOURNALISM NO YOUTUBE: A ATUALIZAÇÃO DE UMA MANEIRA DE FAZER JORNALISMO DE GAMES NO CANAL NAUTILUS

Autores

  • Marcos Henrique Martins Marques Universidade Federal de Roraima

DOI:

https://doi.org/10.20873/uft.2526-8031.2021v5n1p105

Palavras-chave:

Mídias Digitais, jornalismo de games, Youtube

Resumo

O jornalismo voltado para os games iniciou no meio impresso e passou por mudanças ao longo dos anos com a chegada da internet. Buscando uma maneira diferenciada de escrever e analisar os jogos eletrônicos, no ano de 2004 o jornalista britânico Kieron Gillen cunhou o manifesto chamado New games journalism em que tentava se afastar do modelo engessado utilizado até então na imprensa tradicional de jogos. No Brasil, este jornalismo especializado enfrentou a queda do mercado tradicional de revistas e jornais, mas encontrou na plataforma de vídeos Youtube um meio cada vez maior de apelo a seu público com canais que tratam o assunto de maneiras diferenciadas. E assim foi justamente nesta plataforma que mais 10 anos depois o manifesto de Gillen ainda se encontra vivo. Através da análise de conteúdo, este artigo busca mostrar como o canal Nautilus acaba por se utilizar da premissa principal do new games journalism modernizando a maneira tradicional de abordar os jogos eletrônicos através da linguagem audiovisual presente na internet.

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Biografia do Autor

Marcos Henrique Martins Marques, Universidade Federal de Roraima

Discente do Curso de Mestrado em Comunicação da Universidade Federal de Roraima (UFRR), Bacharel em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal do Tocantins (UFT).

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Publicado

2021-01-04

Como Citar

Martins Marques, M. H. (2021). O NEW GAMES JOURNALISM NO YOUTUBE: A ATUALIZAÇÃO DE UMA MANEIRA DE FAZER JORNALISMO DE GAMES NO CANAL NAUTILUS. Aturá - Revista Pan-Amazônica De Comunicação, 5(1), 105–123. https://doi.org/10.20873/uft.2526-8031.2021v5n1p105

Edição

Seção

Dossiê Temático / Thematic dossier / Dossier temático