SERVIU, COMPREI, I WANT IT, I GOT IT

MEME E DESTACAMENTO

Autores/as

  • Luís Rodolfo Cabral IFMA Santa Inês

DOI:

https://doi.org/10.20873/actasemiticaetlingvistica.v32i1.21542

Palabras clave:

Meme, Tecnodiscurso, Enunciação aforizante, Iconoforização

Resumen

Este estudo aborda o papel do destacamento em um meme. A fundamentação teórica se desenvolve a partir da interface entre conceitos da Análise do Discurso Digital, preconizada por Marie Anne Paveau, e da Análise do Discurso de perspectiva enunciativo-discursiva, desenvolvida por Dominique Maingueneau. Da primeira, mobiliza-se o conceito de tecnografismo e de tecnogênero. Da segunda, recorre-se à unidade de análise "percurso", que permite explorar o destacamento, a valência genérica e a teoria do regime enunciativo aforizante, incluindo os enquadres interpretativos. A análise explicita que o meme analisado surge de uma “sequencialidade entrelaçada”, resultado do destacamento aforizante de enunciados previamente produzidos, o que nos leva a considerá-lo uma iconoforização. Pelo processo de captação e subversão, vimos que a interpretação demanda a ativação do thesaurus, corroborando a premissa de que o efeito de humor, nesse tecnogênero, depende de referências partilhadas.

 

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Publicado

2025-06-14

Cómo citar

CABRAL, Luís Rodolfo. SERVIU, COMPREI, I WANT IT, I GOT IT: MEME E DESTACAMENTO. ACTA SEMIÓTICA ET LINGVISTICA, [S. l.], v. 32, n. 1, p. 146–156, 2025. DOI: 10.20873/actasemiticaetlingvistica.v32i1.21542. Disponível em: https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/actas/article/view/21542. Acesso em: 5 dic. 2025.