MANDETTA X BOLSONARO
O ISOLAMENTO SOCIAL EM TEMPOS DE PANDEMIA
DOI:
https://doi.org/10.20873/actasemiticaetlingvistica.v32iEspecial.21489Palabras clave:
Polêmica, Política, CiênciaResumen
Neste trabalho, analisamos aspectos da polêmica relativa ao isolamento social, no mês de abril de 2020, em razão da pandemia ocasionada pelo novo coronavírus. O corpus da pesquisa é constituído por três excertos da coletiva de imprensa do ex-ministro da Saúde, Luís Henrique Mandetta, no dia 06 de abril de 2020, e pelo pronunciamento, na íntegra, do Presidente Jair Bolsonaro, proferido dois dias depois. Nosso objetivo é o de descrever como a polêmica se constrói nas dimensões enunciativa, genérica e semântica, constituindo posicionamentos no discurso político. Nesse sentido, adequam-se à pesquisa conceitos de registro, posicionamento e ethos (MAINGUENEAU, 2010). A análise aponta para a polêmica enquanto registro que perpassa as unidades discursivas dos campos político, científico e midiático e que se apresenta de forma moderada na coletiva de imprensa e no pronunciamento aqui analisados. Na dimensão enunciativa, o enfrentamento se dá mais pelas discordâncias relativas às ações empreendidas (ou a falta delas) para enfrentamento da pandemia do que pela presença de estilo veemente ou de ataques manifestos. Já na genérica, os gêneros entrevista coletiva e pronunciamento contribuem para a construção de um tom polêmico mais ponderado. Finalmente, na dimensão semântica, instauram-se posicionamentos que aderem ou rechaçam as orientações da ciência moderna para combater a epidemia da Covid-19.
Citas
FOUCAULT, M. História da loucura na Idade Clássica. Trad. José Teixeira Coelho Netto. 9. ed. São Paulo: Perspectiva, 2010.
MAINGUENEAU, D. Novas tendências em análise do discurso. 3. ed. Tradução de Freda Indursky. Campinas: Pontes, 1997.
MAINGUENEAU, D. Analisando discursos constituintes. Tradução de Nelson Barros da Costa. Revista do GELNE, v. 2, n. 2, p. 1-12, 2000. Disponível em:
https://periodicos.ufrn.br/gelne/article/view/9331/6685. Acesso em: 03 fev. 2025.
MAINGUENEAU, D. Análise de textos de comunicação. São Paulo: Cortez, 2001.
MAINGUENEAU, D. Gênese dos discursos. Tradução de Sírio Possenti. Curitiba: Edições Criar, 2005a.
MAINGUENEAU, D. Ethos, cenografia, incorporação. In: AMOSSY, R. (org.). Imagens de si no discurso: a construção do ethos. São Paulo: Contexto, 2005b.
MAINGUENEAU, D. Cenas da enunciação. Organizado por Sírio Possenti e Maria Cecília Pérez de Souza-e-Silva. Curitiba: Criar Edições, 2006.
MAINGUENEAU, D. A análise do discurso e suas fronteiras. Matraga, Rio de Janeiro, v.14, n.20, jan./jun, 2007. Disponível em: http://www.pgletras.uerj.br/matraga/matraga20/arqs/matraga20a01.pdf. Acesso em: 10 abr. 2025.
MAINGUENEAU, D. Doze Conceitos em Análise do Discurso. Organizado por Sírio Possenti e Maria Cecília Pérez de Souza-e-Silva. São Paulo: Parábola Editorial, 2010.
MAINGUENEAU, D. Discurso e análise do discurso. Tradução de Sírio Possenti. Parábola: São Paulo, 2015.
MOIRAND, S, REBOUL-TOURÉ, S, & RIBEIRO, M.P. A divulgação científica no cruzamento de novas esferas de atividade linguageira. Bakhtiniana, São Paulo, v. 11, n. 2, p. 145-171, Maio/Ago. 2016. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/bakhtiniana/article/view/23847. Acesso em: 01 mar. 2025.
PIOVEZANI, C; GENTILE, E. A linguagem fascista. São Paulo: Hedra, 2020.