METÁFORA E DIÁRIO ONLINE

UMA ABORDAGEM CONTEXTUAL RICOEURIANA

Autores

  • Odair Salazar de Oliveira Secretaria de Ciência e Tecnologia do Estado de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.20873/actasemiticaetlingvistica.v31i2.19890

Palavras-chave:

Metáfora, Contexto, Diário online, Cognição, Episteme, Heuristicidade

Resumo

O presente artigo se propõe a analisar os efeitos de sentido de metáforas encontradas nos diários online, entre 2018 e 2023, levando-se em conta o contexto. Parte da hipótese de que a metáfora é um instrumento cognitivo, epistemológico e heurístico capaz de produzir conhecimento novo sobre o mundo, a partir de uma materialidade noticiosa. Para dar fundamento a esta tese, toma-se como ponto de partida o conceito de metáfora, lugares comuns associados, inovação semântica de Paul Ricoeur e de seus interlocutores. Por fim, os resultados confirmam que as metáforas, formadas por um sujeito e por um predicado lógico, encontrado nos diários online, por mais triviais que sejam, não produzem um sentido único, mas outros sentidos às vezes convergentes e divergentes, mas aceitos por uma comunidade de falantes.

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Publicado

2024-11-09

Como Citar

SALAZAR DE OLIVEIRA, Odair. METÁFORA E DIÁRIO ONLINE: UMA ABORDAGEM CONTEXTUAL RICOEURIANA. ACTA SEMIÓTICA ET LINGVISTICA, [S. l.], v. 31, n. 2, p. 378–402, 2024. DOI: 10.20873/actasemiticaetlingvistica.v31i2.19890. Disponível em: https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/actas/article/view/19890. Acesso em: 22 dez. 2024.