METÁFORA E DIÁRIO ONLINE
UMA ABORDAGEM CONTEXTUAL RICOEURIANA
DOI:
https://doi.org/10.20873/actasemiticaetlingvistica.v31i2.19890Palavras-chave:
Metáfora, Contexto, Diário online, Cognição, Episteme, HeuristicidadeResumo
O presente artigo se propõe a analisar os efeitos de sentido de metáforas encontradas nos diários online, entre 2018 e 2023, levando-se em conta o contexto. Parte da hipótese de que a metáfora é um instrumento cognitivo, epistemológico e heurístico capaz de produzir conhecimento novo sobre o mundo, a partir de uma materialidade noticiosa. Para dar fundamento a esta tese, toma-se como ponto de partida o conceito de metáfora, lugares comuns associados, inovação semântica de Paul Ricoeur e de seus interlocutores. Por fim, os resultados confirmam que as metáforas, formadas por um sujeito e por um predicado lógico, encontrado nos diários online, por mais triviais que sejam, não produzem um sentido único, mas outros sentidos às vezes convergentes e divergentes, mas aceitos por uma comunidade de falantes.
Referências
Referências
ARISTÓTELES. Poética. Edición trilingue, grego, latim e espanhol, por Valentin García Yebra. Biblioteca Románica Hispánica. Editorial Gredos. Madrid: Espanha, 1974.
ARISTÓTELES. Retórica. Edición trilingue, grego, latim e espanhol, por Valentin García Yebra. Biblioteca Románica Hispánica. Editorial Gredos, Madrid: Espanha, 1974.
BLACK, Max. Modelos y Metáforas. Madrid: Tecnos, 1966.
BOBES, Carmen. La Metáfora. Madrid: Gredos, 2004.
CONESA, Francisco, NUBIOLA, Jaime. Filosofia del lenguaje. Barcelona: Editorial Helder, 1999.
CORONA, Pablo Edgardo. Paul Ricoeur: lenguaje, texto y realidad. Buenos Aires: Editorial Biblos, 2005.
COSSUTA, Fredich. Elementos para a leitura dos textos filosóficos. São Paulo: Martins Fontes, 2001.
CUNHA, Luiz Cláudio. Palavras para a imprensa definir com precisão Bolsonaro e seu governo. Disponível em: https://www.observatoriodaimprensa.com.br/opiniao/216-palavras-para-a-imprensa-definir-com-precisao-bolsonaro-e-seu-governo/ . Acesso em 01 de jan de 2024.
DIPLOMATIQUE. Disponível em: https://diplomatique.org.br/jair-bolsonaro-tudo-agora-e-pandemia-tem-que-acabar-com-esse-negocio/. Acesso em 23 de nov de 2023.
FERRARI, Pollyana. Jornalismo Digital. São Paulo: Contexto, 2006.
GUERRA, Lucı́a Herrerías. Espero estar en la verdad: la búsqueda ontológica de Paul Ricoeur. Roma: Editrice Pontificia università Gregoriana, 1996.
HUMBERTO. Cláudio. Disponível em: https://diplomatique.org.br/jair-bolsonaro-tudo-agora-e-pandemia-tem-que-acabar-com-esse-negocio/. Acesso em nov de 2023.
MONGIN, Olivier. Paul Ricoeur. Paris: Edition Seuil, 1998.
NUNES, Luiz Carlos S.. Bolsonaro é o Lula de ontem. Disponível em: https://www.oantagonista.com/brasil/bolsonaro-e-o-lula-de-ontem/ acesso em: 27 de ag. 2018.
PABLO, Luiz. Sarney indica Temer, nomeia delegado fernando Segovia novo diretor. Disponível em: https://www.luispablo.com.br/politica/2017/11/sarney-indica-e-temer-nomeia-delegado-fernando-segovia-novo-diretor-da-pf/ Acesso em 20 de ag. 2018.
REAL ACADEMIA ESPAÑOLA: Diccionario de la lengua española. 23.ª ed., [versión 23.7 en línea]. <https://dle.rae.es> [01 de jan 2024].
RICHARDS, Ivor Armnstrong. The philosophy of rhetoric. Oxford: Oxford University Press, 1936.
RICOEUR, Paul. La métaphore vive. Paris: Le Seuil, 1975.
______. Le conflit des interprétations. Essais d'hérmeneutique I. Paris: Le Seuil, 1969.
RYLE. Gilbert. The concept of mind. Londres: Penguin Books, 2000.
SAUSSURE, Ferdinand. Curso de Lingüística General. Editorial Losada S.A.: Buenos Aires, 1945.
SANFELICE, Vinícius Oliveira. Imaginação em Paul Ricoeur: percurso com Husserl e Kant. Thaumazein, Ano V, Número 10, Santa Maria (Dezembro de 2012), pp. 89-99.
TRAQUINA, Nélson. Teorias do jornalismo I: porque as notícias são como são. Florianópolis: Insular, 2005a.
TAGNIN, Stella. Trabalho de linguística aplicada: a tradução de idiomatismos culturais. Campinas, 1988.
WITTGENSTEIN, Ludwig. Investigaciones filosóficas. Madrid: Editorial Trotta, 2017.