ENTRE TEXTOS E TELAS

DESAFIOS NO ENSINO DAS PRÁTICAS TEXTUAIS DIGITAIS EM ESCOLAS ESTADUAIS DE ALAGOAS

Autores

  • Eduardo Costa Cavalcante UFAL
  • Eliane Vitorino de Moura Oliveira UFAL

DOI:

https://doi.org/10.20873/asel.v33i2.21365

Palavras-chave:

práticas textuais digitais;, ensino de Língua Portuguesa;, desafios educacionais em Alagoas.

Resumo

Esta pesquisa tem como objetivo refletir sobre os desafios enfrentados no ensino das práticas textuais por meio das tecnologias digitais em escolas estaduais de Alagoas. Para isso, adotamos uma metodologia de abordagem qualitativa (Bortoni-Ricardo, 2008). Com essa abordagem, buscamos uma perspectiva interpretativa para analisar entrevistas com professores de Língua Portuguesa, a fim de identificar os principais obstáculos à integração do estudo das práticas textuais digitais em suas aulas. O referencial teórico inclui autores como Rojo (2009; 2012), Street (2014), Coscarelli (2012, 2021), Ribeiro (2008, 2018, 2021), Xavier (2011), entre outros. Os resultados indicam que as escolas investigadas enfrentam dificuldades no uso das tecnologias digitais, principalmente devido à escassez de recursos e ao acesso limitado à internet de qualidade. Assim, observamos que as práticas pedagógicas dos docentes entrevistados ainda estão centradas na utilização de textos impressos, reflexo tanto das limitações tecnológicas quanto da falta de formação inicial e continuada que possibilite integrar de forma estratégica, em suas aulas, outras formas de leitura, produção e disseminação de textos escritos. Essas barreiras comprometem os direitos de aprendizagem dos alunos estabelecidos pela BNCC (Brasil, 2018), como o estudo das práticas textuais em contexto digital.

Biografia do Autor

Eduardo Costa Cavalcante, UFAL

Graduado em Letras - Língua Portuguesa pela UFAL/ Arapiraca. 

Eliane Vitorino de Moura Oliveira, UFAL

Docente do Curso de Letras – Língua Portuguesa pela UFAL/Arapiraca e no Programa de Pós-Graduação em Linguística e Literatura da FALE/UFAL. 

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Publicado

2025-12-19

Como Citar

COSTA CAVALCANTE, Eduardo; VITORINO DE MOURA OLIVEIRA, Eliane. ENTRE TEXTOS E TELAS: DESAFIOS NO ENSINO DAS PRÁTICAS TEXTUAIS DIGITAIS EM ESCOLAS ESTADUAIS DE ALAGOAS. Acta Semiótica et Lingvistica, [S. l.], v. 33, n. 2, p. 229–249, 2025. DOI: 10.20873/asel.v33i2.21365. Disponível em: https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/actas/article/view/21365. Acesso em: 22 dez. 2025.