INTERDISCURSO E FORMAÇÃO IDENTITÁRIA DO PROFESSOR SINDICALISTA APOSENTADO

Autores

  • Simone Vieira de Matos UEMS
  • Silvane Aparecida de Freitas UEMS

DOI:

https://doi.org/10.20873/actasemiticaetlingvistica.v31i2.20129

Resumo

Este artigo enquadra-se aos preceitos teóricos metodológicos da Análise do Discurso de linha francesa, e tem como objetivo analisar o discurso de professoras sindicalistas aposentadas, membros do Sindicato dos Professores do Ensino Oficial do Estado de São Paulo-APEOESP, no município de Jales–SP. Por meio de uma entrevista semiestruturada, coletamos os discursos das professoras sindicalistas, a fim de investigar como se manifesta o discurso sindical em sua constituição identitária. Assim, destacamos as experiências e desafios enfrentados por essas professoras enquanto membros do sindicato da categoria, que impactaram e fizeram com que permanecessem sindicalizadas mesmo após a aposentadoria. Ao analisar os dados coletados, priorizamos os acontecimentos exteriores ao discurso, ou seja, a interdiscursividade, que remetem a um já dito, que refletem sobre as materialidades que intervêm na construção identitária dessas docentes. Consideramos que essas professoras permanecem na luta sindical, mesmo após serem aposentadas, uma vez que buscam no sindicato possibilidades de avanços nas políticas públicas da educação, fortalecendo o reconhecimento e a valorização da categoria.

 

Biografia do Autor

Simone Vieira de Matos, UEMS

Licenciada em .LETRAS e Pedagogia, professora da rede municipal de educação de São Francisco, SP, Aluna do Programa de Pós-Graduação em Educação – Mestrado em Educação PGEDU/UEMS, Unidade Universitária de Paranaíba

Silvane Aparecida de Freitas, UEMS

Pós doutorado, IEL/Unicamp campinas. Doutorado, Unesp/Assis. Mestrado, Unicamp/ campinas. Professora Sênior da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul, Mestrado em educação, Unidade de Paranaíba-MS

Referências

APEOESP, Disponível em:http://www.apeoesp.org.br/o-sindicato/historia, acesso em 27/11/2023.

BAKHTIN, Mikhail. Marxismo e filosofia da linguagem, 12a Edição: Hucitec, 2006.

BRANDÃO, Helena H. Nagamine. Subjetividade, argumentação, polifonia: a propaganda

da Petrobrás. São Paulo: Fundação Editora da UNESP, 1998.

CARDOSO, Silvia Helena Barbi. Discurso e Ensino. Belo Horizonte - MG: Autêntica 1999.

CARMAGNANI, Ana Maria Grammatico. A questão da identidade na mídia: reflexos na sala de aula, In: CORACINI M. J. R. F. (org.). Identidade e Discurso: (des)construindo subjetividades. Campinas-SP: Editora da UNICAMP, Chapecó: Editora ARGOS. 2003

CORACINI, Maria José. Entre a Memória e o Esquecimento: Fragmentos de uma História de Vida. In:CORACINI, Maria José.; GHIRALDELO, Claudete Moreno (Org.). Nas malhas do discurso: memória, imaginário e subjetividade. Campinas: Pontes Editores, 2011.

CORACINI, Maria José. Autonomia, poder e identidade na sala de aula. In: PASSEGI, Luis, OLIVEIRA, Maria do Socorro. Linguística e Educação: Gramática, discurso e ensino. São Paulo: Terceira Margem, 2001.

CORACINI, Maria José. A celebração do outro na constituição da identidade. Organon: Porto Alegre, 2007.

CORACINI, Maria José Rodrigues Faria. Subjetividade e identidade do (a) professor (a) de português. In: CORACINI Maria José (org.). Identidade e Discurso: (des)construindo subjetividades. Campinas-SP: Editora da UNICAMP, Chapecó: Editora ARGOS. 2003

FERNANDES. Cleudemar Alves. Análise do discurso: reflexões introdutórias. São Carlos:

Editora Claraluz, 2008.

FOUCAULT, Michel. Microfísica do poder. 13ª ed. Rio de Janeiro: Edições Graal, 1998.

GREGOLIN, Maria do Rosário. Análise do discurso e mídia: a (re)produção de identidades; comunicação, mídia e consumo.: vol.4 São Paulo, nov. 2007.

GRIGOLETTO, Marisa. Representação, identidade e aprendizagem de língua estrangeira. In: CORACINI Maria José (org.). Identidade e Discurso:(des)construindo subjetividades. Campinas-SP: Editora da UNICAMP, Chapecó: Editora ARGOS, 2003.

LIMA, Regina Célia de Carvalho, Ser ninguém-ser alguém: análise de discurso de uma narrativa de professor. Identidade e Discurso:(des)construindo subjetividades. Campinas-SP: Editora da UNICAMP, Chapecó: Editora ARGOS, 2003.

MAINGUENAU, Dominique. Novas Tendências em Análise do discurso; 3ª ed. Campinas: Pontes, 1997.

ORLANDI, Eni Puccinelli. Análise de discurso: princípios e procedimentos. 13 ed. Campinas SP: Pontes, 2020.

PÊCHEUX, Michel. O discurso: estrutura ou acontecimento. tradução: Eni P. Orlandi – 5ª Edição, Campinas, SP: Pontes Editores, 2008.

POSSENTI, Sírio. Sobre as noções de sentido e de efeito de sentido. In: Análise do Discurso. V.6, nº 2, Marília: Cadernos da F.F.C.,1997.

SARGENTINI, Vanice Maria Oliveira. Discurso, Identidade e Fabricação de Memória. In: CORACINI, Maria José.; GHIRALDELO, Claudete Moreno (Org.). Nas malhas do discurso: memória, imaginário e subjetividade. Campinas: Pontes Editores, 2011.

SILVA, Tomaz Tadeu da. Identidade e diferença: A perspectiva dos estudos culturais. Editora Vozes, Petrópolis, 2000.

SOUZA, Octavio. Fantasias de Brasil. São Paulo: Escuta, 1994.

Downloads

Publicado

2024-11-09

Como Citar

VIEIRA DE MATOS, Simone; APARECIDA DE FREITAS, Silvane. INTERDISCURSO E FORMAÇÃO IDENTITÁRIA DO PROFESSOR SINDICALISTA APOSENTADO. ACTA SEMIÓTICA ET LINGVISTICA, [S. l.], v. 31, n. 2, p. 224–244, 2024. DOI: 10.20873/actasemiticaetlingvistica.v31i2.20129. Disponível em: https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/actas/article/view/20129. Acesso em: 22 dez. 2024.