KANT E O ORNITORRINCO

ENSAIOS SOBRE LINGUAGEM E COGNIÇÃO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20873/actasemiticaetlingvistica.v30i1.19161

Palavras-chave:

Semiótica, Cognição, Umberto Eco, Ensaio

Resumo

No direcionamento segundo o qual uma resenha de “Kant e o ornitorrinco” é tecida, pode-se, em primeiro lugar, informar que essa obra é, segundo o próprio autor, uma extensão do tratado linguístico-semiótico intitulado “Tratado geral de semiótica”, pois abre as margens da semiótica cognitiva, que não estava contida em seu antecessor ensaístico. Por esse viés, Eco organizada um conjunto de ensaios cuja coluna dorsal é, principalmente, a relação entre a linguagem humana e o pensamento. Em outros termos mais específicos, o semioticista procura demonstrar, mediante inúmeros expedientes teóricos e práticos, tanto da arte técnica quanto do cotidiano, que existe uma conformação entre a cognição e linguagem.

Biografia do Autor

Thiago Barbosa Soares, Universidade Federal do Tocantins (UFT)/CNPq

Possui graduação em Letras, português/inglês, pela Universidade do Vale do Sapucaí (2009), em Psicologia pela Universidade Paulista (2014) e em Filosofia pela Universidade de Franca (2014), especialização em Estudos Literários pela Faculdade Comunitária de Campinas (2013), mestrado em Linguística pela Universidade Federal de São Carlos (2015) e doutorado em Linguística pela Universidade Federal de São Carlos (2018). É líder do Grupo de Estudo de Análise do Discurso (GEsTADI - UFT) e membro pesquisador do Grupo de Estudos em Análise do discurso e História das ideias linguísticas (VOX - UFSCar). É editor-chefe da revista Porto das Letras (ISSN - 2448-0819) vinculada ao programa de pós-graduação em Letras da UFT. Atua como professor nos cursos de graduação em Letras e de pós-graduação stricto sensu em Letras da Universidade Federal do Tocantins no campus de Porto Nacional. Coordenou o Programa de Pós-Graduação stricto sensu em Letras (PPGLetras) da Universidade Federal do Tocantins (UFT) de janeiro de 2022 a janeiro de 2023. É bolsista de produtividade do CNPq (PQ-2), com experiência de pesquisa na área de Linguística, com ênfase em Análise do Discurso, atuando principalmente nos seguintes temas: mídia, sucesso, teoria e análise do texto.

Referências

ECO, Umberto. Tratado geral de semiótica. Trad. Antônio de Pádua Danesi [et. al.]. São Paulo: Perspectiva, 1980.

ECO, Umberto. O nome da rosa. Trad. Aurora Fornoni Bernardini; Homero Freitas de Andrade. 2 ed. Rio de Janeiro: Record, 2011.

SAUSSURE, Ferdinand de. Curso de Linguística Geral. Trad. Antônio Chelini, José Paulo Paes e Izidoro Blikstein. 4 ed. São Paulo: Cultrix, 1972.

Downloads

Publicado

2024-05-17

Como Citar

SOARES, Thiago Barbosa. KANT E O ORNITORRINCO: ENSAIOS SOBRE LINGUAGEM E COGNIÇÃO. ACTA SEMIÓTICA ET LINGVISTICA, [S. l.], v. 30, n. 1, p. 229–233, 2024. DOI: 10.20873/actasemiticaetlingvistica.v30i1.19161. Disponível em: https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/actas/article/view/19161. Acesso em: 22 dez. 2024.