NOR-tendo como característica plesiomórfica em Mimus saturnino (Passeriformes Mimidae)
DOI:
https://doi.org/10.20873/jbb.uft.cemaf.v5n2.kretschmerPalavras-chave:
cariótipo, macro e microcromossomos, faixas cromossomicasResumo
A ordem Passeriformes é o maior grupo de espécies cariotipadas entre as aves, porém pouco se sabe sobre a citogenética da família Mimidae, registrando apenas dados básicos de cariologia (coloração giemsa). O objetivo deste estudo foi analisar o complemento cromossômico da espécie Mimus saturninus por coloração convencional e bandas diferenciais de cromossomos. O número diplóide e a morfologia cromossômica foram determinados, bem como o padrão de distribuição da heterocromatina constitutiva (banda CBG), banda GTG e coloração AgNOR (NORs). O Mockingbird sob giz possui 2n = 80. O primeiro e o quarto pares são submetacêntricos e o segundo, terceiro e quinto são acrocêntricos. Os pares cromossômicos restantes do complemento têm morfologia telocêntrica. O cromossomo Z é submetacêntrico e o W é metacêntrico. A banda CBG mostrou coloração positiva na região pericentromérica da maioria dos macrocromossomos e microcromossomos e também no cromossomo Z, diferentemente do cromossomo W, que parecia totalmente heterocromático. A banda GTG foi semelhante à Gallus gallus e em outras espécies que já foram banda GTG. As NORs foram identificadas em um par de microcromossomos caracterizados por apresentar uma constrição secundária notável. Isso pode ser considerado uma característica plesiomórfica para M. saturninus, uma vez que os grupos de linha de base (Paleognathae) também mostraram um par de microcromossomos contendo NORs.Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 - Journal of Biotechnology and Biodiversity
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (CC BY 4.0 no link http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer momento antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (disponibilizado em O Efeito do Acesso Livre no link http://opcit.eprints.org/oacitation-biblio.html).