Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Carta ao editor".
  • O arquivo de envio é em formato PDF gerado a partir dos modelos Word ou LaTeX, fornecidos pela revista (veja abaixo) e sem identificação dos autores.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre o periódico.
  • Referências relevantes relacionadas a trabalhos previamente publicados devem ser incluídas. Uma revisão literária convincente é básica para qualquer artigo, referências inadequadas podem ser motivos para rejeitar um artigo.
  • O trabalho enviado não tem uma porcentagem de plágio (Plagiarism Percent Match) acima de 40%.
  • O trabalho enviado deve estar acompanhado do preenchmento de formulário online, onde deve indicar 3 especialistas com doutorado que podem servir como revisores (Nome, email, filiação e campo de atuação).
  • A contribuição de autores e colaboradores, devem seguir dois critérios mínimos de autoria: a) Participar ativamente da discussão dos resultados; b) Revisão e aprovação da versão final do trabalho.

Diretrizes para Autores

O formato em que este documento foi baseado é o utilizado pelo IEEE para a maioria de suas publicações e conferências. No entanto, algumas alterações foram feitas: o formato A4 é usado e as margens foram definidas em 2 cm para a esquerda e acima e em 1,5 cm para a direita e abaixo. A largura da coluna foi definida em 8,5 cm, com uma separação de 0,5 cm entre elas. Além disso, o cabeçalho da página está a direita, indicando o artigo (que será concluído no processo final de edição e publicação). Somente o número da página está incluído no rodapé.

As definições elementares de estilo são fonte Times ou Times New Roman para todas as partes do documento, tamanho 20 pt para o título (na opção de artigos em português, deve incluir um título em inglês com 14 pt abaixo do título em português e abstract e keywords em inglês e itálico abaixo do resumo e palavras-chave em português) , 12 pt para os autores, 9 pt e itálico para a linha da instituição à qual os autores pertencem, 9 pt para o resumo e palavras-chave (na opção de artigos em português, deve incluir um resumo e palavras-chave em inglês acima do resumo e palavras-chave em português), 10 pt para o texto normal e equações,12 pt para os títulos das seções, 11 pt para o título de nível 1, itálico para os títulos de nível 2 e 3, 9 pt para os títulos epígrafos das figuras, tabelas e referências (todas essas definições já foram fornecidas no arquivo de classe LaTeX). Use itálico para destacar um termo (não sublinhado).

A estrutura geral esperada para este artigo inclui seções como Introdução, Materiais, Métodos, Resultados, Discussão, Conclusões, Agradecimentos e Referências. Esses títulos podem ser combinados em pares na mesma seção e os títulos Trabalhos Futuros e Agradecimentos são totalmente opcionais. É comum que a seção de Métodos tenha outro título mais relacionado à contribuição original do artigo, mas as demais seções são apresentadas com os títulos listados acima. Se houver demonstrações ou outros desenvolvimentos matemáticos extensos, é recomendável agrupá-los em Apêndices antes das referências bibliográficas.

As referências precisam ser citadas no texto. Múltiplas referências são numeradas com colchetes separados. Ao citar uma seção de um livro, forneça os números de página relevantes. No texto, consulte simplesmente o número de referência. Não use "Ref." ou "referência", exceto no início de uma frase: "A referência [3] mostra ...." Por favor, não use notas de fim automáticas no Word; em vez disso, digite a lista de referências no final artigo usando o estilo "Referências".

Os números de referência são configurados para a esquerda e formam uma coluna própria. Os números de referência estão na linha, entre colchetes. Em todas as referências, o nome dado do autor ou editor é abreviado apenas para a inicial e precede o sobrenome. Use todos eles; use et al. somente se nomes não forem fornecidos. Use vírgulas em torno de Jr., Sr. e III nos nomes. Abrevie os títulos das conferências. Ao citar periódicos, forneça o número da edição, o intervalo de páginas, o número do volume, o ano e / ou o mês, se disponível. Ao fazer referência a uma patente, forneça o dia e o mês de emissão ou aplicativo. As referências podem não incluir todas as informações; obtenha e inclua informações relevantes. Não combine referências. Deve haver apenas uma referência com cada número. Se houver um URL incluído na referência, ele poderá ser incluído no final da referência.

Além dos livros, coloque apenas a primeira palavra em maiúscula no título do trabalho, exceto os nomes próprios e os símbolos dos elementos. 

Nas páginas a seguir poderá achar os modelos no formato requerido pela revista.

  • Clique aqui para baixar o arquivo em formato Word e aqui para baixar o arquivo em LaTeX.

Se você tiver problemas para baixar os modelos, altere seu navegador.

Open Science

A equipe AJCEAM acredita em boas práticas e na ética na produção de conhecimento para o desenvolvimento e progresso da ciência, do ensino e da extensão acadêmica. Acreditamos que a Ciência Aberta (Open Science) é um catalizador importante para que o conhecimento seja acessível a todas as pessoas, sem distinção. Ciência Aberta, é construída por meio três pilares fundamentais: Acesso Aberto (às publicações), Dados Abertos (incluindo dados brutos, modelos, especificações e documentação) e Processos Computacionais Abertos (como software e algoritmos). Desde a criação da AJCEAM trabalhamos no primeiro pilar, de maneira que todos os artigos já publicados são completamente abertos e disponíveis para download no site da AJCEAM.

Agora também queremos incentivar os autores a fornecerem os dados de suas pesquisas para assim atender ao segundo pilar. O segundo pilar, Dados Abertos (Open Data), permite que qualquer pessoa possa verificar os resultados, reproduzi-los, compartilhá-los e ainda fazer novas análises levando a talvez novas descobertas. Nesse sentido, incentivamos que os autores nos enviem seus dados de pesquisa. Esses dados serão disponibilizados de maneira pública no repositório GitHub da AJCEAM no link: https://github.com/AJCEAM.

Os autores são convidados a enviar os dados já no processo de avaliação do manuscrito, por meio do envio do arquivo .ZIP ou .RAR pelo sistema da AJCEAM, ou por meio de link para um repositório externo (github, gitlab, entre outros). No segundo caso, de maneira a garantir o processo double-blind, sugerimos o sistema https://anonymous.4open.science/ para converter o repositório pessoal (ou institucional) dos autores em um repositório anônimo.

Adicionalmente, os artigos com dados abertos receberão um selo para destacar a importância dessa contribuição. No site do artigo, haverá tanto o link para a versão final do artigo em PDF, quanto para o link com os dados a pesquisa. Deixamos claro que o envio dos dados de pesquisa é opcional aos autores.

Entendemos que sistemas computacionais criados podem gerar patentes e produtos e, portanto, o terceiro pilar do Ciência Aberta é uma meta para o futuro da AJCEAM. Mais informações sobre Ciência Aberto e Dados Abertos podem ser encontrados nos seguintes links:

Artigos de Pesquisa

Material fundamentado em uma hipótese científica original e ainda não esclarecida, que é validada ou não por meio de experimentação ou modelos teóricos, fundamentados no método científico, com adequado planejamento estatístico e discussão com argumentação científica (mínimo de cinco e máximo de dez páginas).

Comunicação Breve

Comunicação curta e/ou rápida de resultados de pesquisa científica original e ainda não esclarecida, que é validada ou não por meio de experimentação ou modelos teóricos, fundamentados no método científico, com adequado planejamento estatístico e breve discussão com argumentação científica (mínimo de três e máximo de quatro páginas).

Relatório Técnico

Documento de caráter tecnicista para descrever procedimentos para elaboração de experimentos, casos de uso em ferramentas de uso especifico de uma determinada área pesquisa ou atuação, demonstração ou prova de conceitos que podem auxiliar ou ser usados no desenvolvimento de pesquisas (mínimo de cinco e máximo de dez páginas).

Sessão Especial

Esta seção é destinada a publicação de trabalhos de monografia, iniciação científica e relatos de experiência em extensão universitária, dos alunos de graduação dos cursos de Cursos de Ciência da Computação e Engenharia de Alimentos da Universidade Federal do Tocantins.

Política de Privacidade

O AJCEAM quer garantir que você obtenha as informações, o conteúdo e as experiências mais importantes para você. O AJCEAM está comprometido em proteger a privacidade de seus membros, autores, voluntários e outros contatos.

Escopo

Esta política de privacidade se aplica a todos os dados pessoais processados ​​por voluntários em período integral e em regime de meio período, quando atuam em nome do AJCEAM, bem como todas as entidades legais, todos os locais de operação em todos os países.

Informações coletadas

Quais são as informações que coletamos?

O AJCEAM coleta os seguintes dados pessoais de acordo com os objetivos de uso explicados em uma seção subsequente:

  • Seu nome e detalhes de contato
  • Data de nascimento
  • Dados / uso de perfil online
  • Informações para contato de emergência
  • Informações do perfil de mídia social
  • Cópias dos documentos de identificação
  • Educação e informação profissional
  • Informações de compra e pagamento
  • Preferências de assinatura
  • Informações sobre o(s) dispositivo(s) que você usa
  • Informações sobre o uso do serviço
  • Cookies
  • Dados de autenticação
  • Informações de localização
  • Informações do autor e da revisão por pares
  • Outras informações que você envia ou nos fornece

Como usamos sua informações?

O AJCEAM usa (e, onde especificado, compartilha) suas informações pessoais para os seguintes fins:

  • O AJCEAM usa informações pessoais como nome, endereço físico, número de telefone, endereço de e-mail e empresa / instituição para se envolver em interações com você, incluindo entrar em contato com você sobre assinatura ou associação.
  • O AJCEAM também pode usar suas informações pessoais para responder diretamente às suas solicitações de informações, incluindo registros de boletins, webinars ou outras solicitações específicas.
  • O AJCEAM pode usar suas informações pessoais, incluindo as informações coletadas como resultado da navegação no site e protocolos e cookies eletrônicos (incluindo cookies de terceiros), para ajudar a criar e personalizar o conteúdo do site, melhorar a qualidade do site, rastrear a capacidade de resposta da campanha de marketing, avaliar a resposta da página , realize testes de usabilidade e facilite o uso dos sites (por exemplo, para facilitar a navegação e o processo de login, evitar a entrada duplicada de dados, aumentar a segurança, acompanhar as adições ao carrinho de compras e preservar as informações do pedido entre as sessões).
  • Não compartilhamos suas informações com anunciantes sem o seu consentimento.
  • Para fornecer serviços de maior interesse, periodicamente, podemos solicitar aos membros, voluntários e visitantes do site que nos forneçam informações e feedback (por exemplo, através de pesquisas, estudos de usabilidade, grupos focais).
  • O AJCEAM protege a confidencialidade, a integridade e a disponibilidade dos ativos de informações, seguindo uma abordagem de gerenciamento de riscos baseada em políticas, normas, diretrizes e procedimentos para atender aos objetivos de segurança e ao mesmo tempo apoiar as metas operacionais.

Como você pode controlar suas informações?

Você pode controlar as informações que temos sobre você e como as usamos de várias maneiras.

  • Se você é um usuário registrado, pode revisar e corrigir os dados pessoais que você forneceu à AJCEAM via Conta/Perfil.
  • Use o método de cancelamento de inscrição fornecido em nossas comunicações

Como você saberá se a Política de Privacidade foi alterada?

O AJCEAM pode atualizar sua Política de Privacidade periodicamente. Se fizermos alguma alteração relevante, iremos notificá-lo por e-mail se você tiver uma conta AJCEAM ou por meio de um aviso neste site antes da efetivação da alteração. Recomendamos que você reveja periodicamente esta página para obter as informações mais recentes sobre nossas práticas de privacidade.

Informações técnicas

Práticas de registro

O AJCEAM captura e armazena as informações que você transmite. Isso pode incluir:

  • Navegador / Tipo / versão do dispositivo
  • Sistema operacional usado
  • Endereço MAC (Media Access Control)
  • Data e hora da solicitação do servidor
  • Volume de dados transferidos

Cookies e web beacons

O AJCEAM usa cookies baseados em sessão (que duram apenas a duração da sessão do usuário) e cookies persistentes (que permanecem no seu dispositivo e fornecem informações sobre a sessão em que você está e aguardam a próxima vez que você usar esse site novamente).

Esses cookies e web beacons fornecem informações úteis para a AJCEAM, permitindo reconhecer usuários recorrentes, facilitar o acesso e o uso de nossos sites pelos usuários, nos permite rastrear o comportamento de uso e equilibrar o uso de nosso site.

Cookies de rastreamento, cookies de terceiros e outras tecnologias, como web beacons, podem ser usados para processar informações adicionais, ativar funcionalidades não essenciais no site e ativar funções de terceiros (como um link de compartilhamento de mídia social). Também podemos incluir web beacons e outras tecnologias semelhantes em mensagens promocionais de e-mail para determinar se as mensagens foram abertas.

Como entrar em contato se houver algum problema?

Se você tiver alguma dúvida ou preocupação sobre esta Política de Privacidade ou sobre o uso de suas informações pessoais, não hesite em entrar em contato conosco pelo e-mail ajceam@uft.edu.br.