Problemas de Agendamento

Contribuições Pedagógicas para o Aprendizado no Escopo da Teoria da Computação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20873/uft.2675-3588.2026.v7n2.p51-60

Palavras-chave:

NP-Completude, Agendamento, Redução Polinomial, 3-SAT, Complexidade computacional

Resumo

Os problemas de agendamento constituem uma classe essencial de desafios em otimização e computação, especialmente em sistemas operacionais, processamento paralelo e aplicações em tempo real. Apesar de sua ampla utilização prática, diversas variantes permanecem computacionalmente intratáveis, mesmo sob fortes restrições estruturais. Este artigo investiga a NP-completude de duas versões específicas do problema de escalonamento: o agendamento com tempo de execução unitário e o agendamento com dois processadores em tarefas de duração igual a uma ou duas unidades. A fundamentação teórica baseia-se em reduções polinomiais clássicas, em particular a partir do problema 3-SAT, que permite codificar atribuições lógicas diretamente nas restrições de precedência e capacidade dos processadores. Além disso, transformações adicionais entre versões restritas do problema são utilizadas para preservar a equivalência estrutural das soluções. As contribuições incluem uma reconstrução didática das provas originais, a análise dos mecanismos que geram dureza computacional e uma discussão sobre as implicações práticas desses resultados em sistemas reais de escalonamento. Os resultados apresentados na literatura reforçam que mesmo cenários aparentemente simples apresentam comportamento NP-completo.

Biografia do Autor

Tanilson Dias dos Santos

Professor do Curso de Ciência da Computação - UFT. Doutor em Engenharia de Sistemas e Computação pelo PESC/COPPE-UFRJ. Possui Mestrado em Sistemas e Computação pelo Instituto Militar de Engenharia (IME,2014). É também pesquisador da área de Teoria dos Grafos e Teoria da Computação. Possuo graduação em Ciência da Computação e tem interesse de estudo nas áreas de Inteligência Artificial, Grafos, Otimização e Autômatos. Participou, anteriormente, do projeto de futebol de robôs na liga de simulação 2D. Possuo Certificação Internacional em Teste de Qualidade de Software, em exame realizado pela BSTQB, no nível CTFL (Foudation Level).

Downloads

Publicado

2026-02-10

Como Citar

[1]
Rolins Ribeiro, H. et al. 2026. Problemas de Agendamento: Contribuições Pedagógicas para o Aprendizado no Escopo da Teoria da Computação. Academic Journal on Computing, Engineering and Applied Mathematics. 7, 2 (fev. 2026), 51–60. DOI:https://doi.org/10.20873/uft.2675-3588.2026.v7n2.p51-60.

Edição

Seção

Edição Especial

Categorias

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)