Software Maxima como objeto facilitador no processo de modelagem de função afim

Autores

  • Henrique Lobato Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional (PROFMAT), Universidade Federal do Tocantins (UFT)
  • Jairomar de Araújo Sobrinho Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional (PROFMAT), Universidade Federal do Tocantins (UFT)
  • Romis de Sousa Moraes Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional (PROFMAT), Universidade Federal do Tocantins (UFT) https://orcid.org/0000-0002-6451-8461
  • Paulo Cléber Mendonça Teixeira Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional (PROFMAT), Universidade Federal do Tocantins (UFT)
  • Warley Gramacho da Silva Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional (PROFMAT), Universidade Federal do Tocantins (UFT)

DOI:

https://doi.org/10.20873/uft.2675-3588.2024.v5n1.p17-20

Palavras-chave:

Função Afim, Software Maxima, Modelagem Matemática

Resumo

A modelagem de função afim é considerada uma abordagem crucial para a descrição e compreensão de relações lineares em variados campos do conhecimento. Este artigo explora a utilização eficiente do software Maxima para modelar funções afins. Como um sistema de álgebra computacional de código aberto, o Maxima oferece recursos de grande poder para manipulação simbólica, cálculos numéricos e geração de gráficos. O passo a passo apresentado demonstra como definir funções afins, avaliar expressões em pontos específicos e criar gráficos para visualizar resultados. A precisão simbólica do Maxima é discutida em relação à sua importância na modelagem de função afim, ressaltando sua aplicabilidade em áreas como economia, física e engenharia. Conclui-se que o domínio da modelagem de função afim usando o Maxima possibilita uma compreensão mais aprofundada das relações lineares, capacitando estudantes, pesquisadores e profissionais a resolver problemas do mundo real. Além disso, fornece uma base sólida para explorar outras funcionalidades do Maxima em contextos matemáticos mais abrangentes.

Downloads

Publicado

2023-12-12

Como Citar

[1]
Lobato, H. et al. 2023. Software Maxima como objeto facilitador no processo de modelagem de função afim. Academic Journal on Computing, Engineering and Applied Mathematics. 5, 1 (dez. 2023), 17–20. DOI:https://doi.org/10.20873/uft.2675-3588.2024.v5n1.p17-20.

Edição

Seção

Sessão Especial

Categorias