Cálculo diferencial e integral no ensino básico

Introdução, conceitos e aplicações

Autores

  • José Gomes Taveira Neto Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional (PROFMAT), Universidade Federal do Tocantins (UFT)
  • Hellena Christina Fernandes Apolinário Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional (PROFMAT), Universidade Federal do Tocantins (UFT)

DOI:

https://doi.org/10.20873/uft.2675-3588.2024.v5n1.p11-16

Palavras-chave:

Cálculo Diferencial e Integral, Cálculo de Áreas, Aplicação no ensino médio

Resumo

O ensino da matemática atual vem demonstrando um grande interesse em diminuir a abstração da disciplina com aplicações práticas e cotidianas que envolvem os diferentes temas abordados desde o ensino básico até o ensino superior. A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) do ensino médio no Brasil já introduziu na estrutura curricular da disciplina conteúdos que remetem a aplicação direta de conceitos matemáticos vistos apenas como abstratos, hoje como ferramentas de programação e de algoritmos para resolução de problemas. O presente artigo visa apresentar o estudo de conceitos básicos de cálculo diferencial no ensino médio como mais uma opção para auxiliar na fixação e aplicação de temas relacionados à matemática e suas áreas afins.

Biografia do Autor

José Gomes Taveira Neto, Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional (PROFMAT), Universidade Federal do Tocantins (UFT)

Egresso do Mestrado Profissional em Matemática - PROFMAT-Palmas

Hellena Christina Fernandes Apolinário, Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional (PROFMAT), Universidade Federal do Tocantins (UFT)

Professora Associado 3 da Universidade Federal do Tocantins-UFT

Doutora em Engenharia de Sistemas e Computação-UFRJ

Mestre em Matemática-UnB

Bacharel em Matemática-UFPB

Downloads

Publicado

2023-12-11

Como Citar

[1]
Taveira Neto, J.G. e Apolinário, H.C.F. 2023. Cálculo diferencial e integral no ensino básico: Introdução, conceitos e aplicações. Academic Journal on Computing, Engineering and Applied Mathematics. 5, 1 (dez. 2023), 11–16. DOI:https://doi.org/10.20873/uft.2675-3588.2024.v5n1.p11-16.

Edição

Seção

Artigos de Pesquisa

Categorias