METAFÍSICAS CÊNICAS

Um debate em aberto sobre conceitos em estudos teatrais

Autores

  • Marcus Mota Universidade de Brasília

Resumo

Neste artigo, há uma discussão sobre a formação de conceitos nos Estudos Teatrais. Defende-se que, no lugar da mera importação de ideias e conceitos das Ciências Sociais, haja uma aproximação entre contextos de produção e atividade intelectual. Ao fim, apresento e analiso alguns conceitos operatórios fundamentais nas artes do espetáculo, como atos personativos, assimetria entre audiência e performance, e marcação emocional.

Biografia do Autor

Marcus Mota, Universidade de Brasília

Mestre em Teoria da Literatura pela Universidade de Brasília, doutor em História pela mesma universidade. Realizou estágio sênior (pós-doutorado) na Universidade de Lisboa entre 2014 e 2015. Atualmente é Professor Associado da Universidade de Brasília, onde dirige o LADI (Laboratório de Dramaturgia e Imaginação Dramática) desde 1998.

Downloads

Publicado

2018-12-20

Como Citar

Mota, M. (2018). METAFÍSICAS CÊNICAS: Um debate em aberto sobre conceitos em estudos teatrais. Teatro: Criação E Construção De Conhecimento, 6(2), 39–60. Recuperado de https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/teatro3c/article/view/7011

Edição

Seção

Dossiê: Ancestralidades: algumas das raízes da arte e da educação