TEATROS DE ENSINAR

Autores

  • Fernanda Ribeiro Queiroz de Oliveira Instituto Federal de Brasília - Campus Taguatinga Centro

Resumo

p { margin-bottom: 0.25cm; direction: ltr; color: rgb(0, 0, 0); line-height: 120%; }p.western { font-family: "Liberation Serif","Times New Roman",serif; font-size: 12pt; }p.cjk { font-family: "Droid Sans Fallback"; font-size: 12pt; }p.ctl { font-family: "FreeSans"; font-size: 12pt; }

O teatro é observado como um elemento importante na quebra dos excessos de tecnicismo nos Institutos Federais. A experiência com o projeto Teatro da Vida no Campus Taguatinga Centro do Instituto Federal de Brasília apresenta uma proposta de oferecer visibilidade aos que têm minoradas as vias de acesso a uma cidadania efetiva, aos mesmo tempo em que se promove o desenvolvimento crítico na avaliação da sociedade em suas configurações históricas, sociais e ideológicas, e a expansão e aprofundamento dos horizontes de autoexpressão. Pelo traçado de Stanislavski e Augusto Boal, tanto o corpo quanto suas configurações simbólicas são colocados em perspectiva. Traçou-se um percurso em que o conceito de teatro de grupo seja também uma afirmação política.

Biografia do Autor

Fernanda Ribeiro Queiroz de Oliveira, Instituto Federal de Brasília - Campus Taguatinga Centro

Dra. em Letras e Linguística pela UFG (2007)
Autora dos livros Face ao Professor (2002), Canto e Corte - a épica e o drama nas vozes de Cecília Meireles e João Cabral de Melo Neto (2006), As santas quebradas - violência contra a mulher pela voz das vítimas (2010), A princesa sozinha no apartamento (2011) , Ela Bela Cela (2011), Travesseiro de Professor (2014), Docente-pesquisadora no Campus Taguatinga Centro- IFB

Bailarina profissional, coreógrafa e professora de dança DRT -GO: 3205/0037

Autora, diretora e produtora dos espetáculos Nevralgia (2002), O caso da moça (2004), O reverso de Medeia (2010), Encruzilhadas  - o chamado das deusas (2013), O mundo do Cafundó (2013), Mentes Cruéis (2014)

Downloads

Publicado

2015-05-16

Como Citar

Oliveira, F. R. Q. de. (2015). TEATROS DE ENSINAR. Teatro: Criação E Construção De Conhecimento, 2(3). Recuperado de https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/teatro3c/article/view/792

Edição

Seção

Dossiê - Teatro e Construção de Conhecimento no Contexto dos Institutos Federais Brasileiros.