SER PROFESSOR DE ARTES CÊNICAS NO CAP-UFRJ: Entre o Ensino, a Pesquisa e a Extensão

Autores

  • Cleusa Joceleia (Celeia) Machado CAp-UFRJ
  • Maria Fátima Simões Novo CAp-UFRJ
  • Andrea Pinheiro da Silva CAp-UFRJ
  • Débora Azevedo CAp-UFRJ

Resumo

Os docentes de Artes Cênicas do CAp - UFRJ tem construído uma prática na qual se articulam funções de um docente de Ensino Básico, a formação de professores e atividades comprometidas com o tripé ensino-pesquisa-extensão, mantendo-se em permanente diálogo com os princípios e valores que norteiam o Ensino Superior. A variedade de olhares e fazeres que se reúnem neste espaço tem revelado múltiplos movimentos, aproximações e contrastes, nem sempre harmônicos e freqüentemente complexos. Apresentam diversas formas de relação com o fazer teatral, afora a vivência pedagógica da linguagem cênica no universo escolar, criando possibilidades de integração entre a Educação Básica e o Ensino Universitário. Sobretudo, tem levado a construir uma dinâmica particular de organização do fazer acadêmico.

Biografia do Autor

Cleusa Joceleia (Celeia) Machado, CAp-UFRJ

Doutora em Artes pela UNICAMP

Professora de Artes Cênicas do Colégio de Aplicação da UFRJ

celeiamachado@yahoo.com.br

Maria Fátima Simões Novo, CAp-UFRJ

Mestre em Educação pela UFRJ

Coordenadora do Setor de Artes Cênicas do Colégio de Aplicação da UFRJ

Professora de Artes Cênicas do Colégio de Aplicação da UFRJ

fatmarnovo@yahoo.com.br

Andrea Pinheiro da Silva, CAp-UFRJ

Mestre em Teatro pela UNIRIO

Professora de Artes Cênicas do Colégio de Aplicação da UFRJ

andreapinheiro@uol.com.br

Débora Azevedo, CAp-UFRJ

Mestre em Ciências Sociais pela UFRJ

Professora de Artes Cênicas do Colégio de Aplicação da UFRJ

debora_azevedo@yahoo.com.br

Downloads

Publicado

2014-10-23

Como Citar

Machado, C. J. (Celeia), Novo, M. F. S., Silva, A. P. da, & Azevedo, D. (2014). SER PROFESSOR DE ARTES CÊNICAS NO CAP-UFRJ: Entre o Ensino, a Pesquisa e a Extensão. Teatro: Criação E Construção De Conhecimento, 2(2). Recuperado de https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/teatro3c/article/view/722

Edição

Seção

Dossiê - O Ensino de Teatro nos Colégios de Aplicação no Brasil